Suporte a Serviços
Por José Iago Pereira Araújo
(jose.araujo@ccc.ufcg.edu.br)
Profissões da área de Gerenciamento de Serviços de TI vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, descubra o porquê desse fato e conheça duas dessas profissões.

Atualmente, diversas empresas e organizações possuem sistemas que periodicamente sofrem com problema de downtime, o que acarreta sérios problemas financeiros podendo proporcionar perdas de milhões de dólares de acordo com a gravidade desse tipo de problema.

Vários problemas são causados devido ao downtime, sendo os mais comuns a existência de aplicações não testadas, sobrecarga de processamento, falhas em procedimentos, falhas no cumprimento de requisitos e má gerência da infraestrutura de sistemas.

Por conta disso, a área de Gerenciamento de Serviços de TI vem sendo cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Ela visa utilizar adequadamente os recursos disponíveis e gerenciá-los de forma organizada, evitando assim a ocorrência de problemas de entrega do produto ao cliente e de operação dos serviços de TI.

Há diversas profissões que atuam nesse ramo tentando fazer com que a empresa atinja seu objetivo para com o cliente. Dentre essas profissões, duas muito importantes são: Configuration Manager e Network Manager.

CONFIGURATION MANAGER

O Configuration Manager é responsável por disponibilizar o ambiente e a infraestrutura geral de Gerenciamento de Configuração para a equipe de desenvolvimento do produto em uma empresa.

O trabalho em equipe entre os profissionais de uma empresa no setor de TI pode ser um tanto complicado devido ao fato de várias pessoas estarem aplicando mudanças a um determinado projeto. Para resolver esse problema, é necessário um mecanismo de controle para gerenciar as atualizações feitas, o qual é chamado de Gerenciamento da Configuração.

O acesso a essas mudanças é coordenado pelo Configuration Manager, o qual oferece uma "memória" da situação do projeto que está sendo desenvolvido.

  • Problema que o Configuration Manager tenta evitar.

Esse tipo de profissional também deve:

  • Redigir um plano de Gerenciamento de Configuração;
  • Assegurar que o ambiente de Gerenciamento de Configuração facilite a revisão do produto e a atividade de controle de mudança;
  • Relatar estatísticas de andamento de acordo com as mudanças feitas pelos membros da equipe de desenvolvimento;
  • Garantir que os desenvolvedores não ignorem as políticas e os procedimentos estabelecidos pelo seu plano de gerenciamento.
  • Papel de um Configuration Manager em um projeto.

Para atuar nessa área, o profissional deve ter experiência ou treinamento no uso das ferramentas de gerenciamento como CVS (Concurrent Versions System), RCS (Revision Control System) e SCCS (Source Code Control System), além de ter as competências necessárias para gerir a informação, a exemplo do entendimento de como usá-la para um determinado propósito e da capacidade de utilizar diversos sistemas para identificá-la, localizá-la e obter seus dados.

Um bom Configuration Manager também deve atentar aos detalhes e possuir uma ótima capacidade de comunicação e escrita. Essas qualidades são muito valorizadas por várias empresas.

NETWORK MANAGER

Responsável pela criação, implementação e administração de sistemas de rede de computadores em uma ou entre várias organizações, um Network Manager certifica se

a capacidade da rede pode atender as necessidades de negócio do cliente, assim como sua segurança.

O papel de um Network Manager é vital em várias empresas e organizações devido à dependência cada vez maior dessas em ralação à tecnologia. Ele deve estar sempre preparado para os problemas que podem ocorrer no sistema para poder minimizar os impactos sobre os negócios.

Algumas de suas responsabilidades podem incluir:

  • Supervisionar outros funcionários da empresa;
  • Planejar planos e programas de manutenção como medida preventiva;
  • Gerenciar o desenvolvimento da rede, assim como implementar medidas de segurança para essa rede;
  • Dependendo do tamanho da empresa ou organização, provavelmente haverá mais de um tipo de rede para gerenciar.

O porte da empresa e o sistema utilizado também podem ser decisivos ao avaliar a complexidade do trabalho desse profissional, que poderá exercer suas funções sem precisar sair de casa ou em alguma equipe de suporte a serviços.

Para ser um bom profissional nessa área, é necessário ter conhecimento em Segurança da Informação, Gerência da Informação e Redes, principalmente sobre LANs (Local Area Networks), MANs (Metropolitan Area Networks), WANs (Wide Area Networks) e GANs (Global Area Networks), que são os quatro principais sistemas de redes.

Além de conhecimentos técnicos, é necessário que o Network Manager tenha:

  • Fortes habilidades para resolução de problemas;
  • Boa capacidade de negociação;
  • Capacidade de trabalhar em equipe, de trabalhar sobre pressão e de assumir responsabilidades;
  • Planejamento eficaz e uma boa organização;
  • Capacidade de manter-se atualizado com as tendências e desenvolvimentos na área de TI.

A experiência na área e a obtenção de certificados fazem o Network Manager progredir em sua carreira, consideravelmente.

Apesar de possuírem algumas funções específicas e responsabilidades diferentes, tanto o Network Manager quanto o Configuration Manager são profissionais muito importantes para várias organizações em todo o mundo e sua área de atuação exige bastante determinação e comprometimento para que os interesses da empresa possam se concretizar.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.