Coluna Tecnologia
Por Thiago Almeida
(thiago.medeiros@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta edição especial comemorativa aos 20 anos do Grupo PET Computação UFCG queremos lembrar algumas das ferramentas desenvolvidas ao longo desse tempo pelos petianos como iniciativas de pesquisa, ensino e extensão.

O Grupo PET Computação tem uma iniciativa que são os grupos de estudo/pesquisa, nos quais petianos e também alunos da graduação se juntam para estudar alguma disciplina do curso ou assuntos relacionados ao mesmo, para os quais tenham interesse. Em muitos desses grupos nasce o interesse por desenvolver ferramentas que facilitem a vida do seu público alvo. Alguns exemplos de ferramentas desenvolvidas nesse contexto foram: Matraca, Lince, iCall e o WebShell, as quais apresentaremos nesta matéria.

Matraca, é uma ferramenta computacional, implementada na Linguagem de Programação Java visando auxiliar deficientes visuais em atividades usuais relacionadas ao uso do computador, a exemplo da edição de um texto, uso de uma calculadora e envio de e-mail. Esse auxílio é proporcionado a partir do retorno audível de todas as ações executadas na ferramenta. O software é implementado em Java e o sintetizador de voz usado é o FreeTTS. A interface do software está sendo alterada para atender melhor às necessidades do usuário e foram realizados diversos ajustes visando tornar o aplicativo mais eficiente. O próximo passo consiste na integração de um sintetizador gratuito e de boa qualidade, para a língua portuguesa.

Matraca.

Outra ferramenta para auxílio a pessoas com deficiência é o Lince. O software busca usar computação gráfica para auxiliar na oralização de surdos, não mudos. O projeto consiste em criar uma animação que interaja com surdos, ensinando-lhes a controlar a intensidade da fala, para que essa se adeque aos ouvidos humanos. Neste projeto, a integração de elementos dessas áreas é de grande relevância, visto que se espera possibilitar aos surdos não mudos a comunicação sem grandes transtornos, contribuindo para sua inclusão social. No princípio, o software e os respectivos testes estão sendo desenvolvidos usando o MATLAB.

Lince.

Voltado ao auxílio no meio acadêmico, está o iCall. Devido ao aumento do número de ingressantes no curso de Ciência da Computação da UFCG, o registro da presença destes tem demandado um tempo relevante, reduzindo o aproveitamento da aula. Analisando este problema, foi desenvolvido o iCall (Sistema Biométrico de Registro de Presença do Aluno em Sala) com a finalidade de automatizar o processo de registro de presença em sala. O projeto usa como tecnologias as linguagens de programação Java e C++.

iCall.

Atualmente, os professores acompanham de forma parcial a construção do código de seus alunos em cursos de Programação, tendo acesso, basicamente, ao código final. Neste trabalho, o WebShell, propõe-se a fornecer à equipe de ensino um ambiente de coleta do código do estudante passo-a-passo, propiciando ao professor uma visão melhor da evolução do código dos alunos. Em consequência, pode-se fornecer um espaço de trabalho, a partir do qual o estudante possa focar na resolução de problemas sem se preocupar em instalar aplicativos adicionais. O sistema usa como ferramentas Python, javascript e GQL para persistência de dados. Atualmente, a ferramenta está em fase de teste, sendo usada na disciplina de Laboratório de Programação 1 do Curso de Ciência da Computação UFCG.

Diante do expoto, observa-se que o Grupo PET Computação sempre buscou desenvolver ferramentas que possam ser colocadas em prática e que tragam um retorno positivo para o meio de atuação.

FONTES:

http://dsc.ufcg.edu.br/~pet/wppc/IIWPPC/Templates/files/IIWPPC_MATRACA.pdf

http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/wpcc/2012/WPPC2012_Savyo.pdf

http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/wpcc/2012/WPCC2012_Lucas.pdf

http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/dezembro2011/materias/pesquisas_dsc.htm

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.