PET 20 anos - Atividades de Ensino
Por Maria Leticia Barbosa
(maria.barbosa@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta matéria, são descritas algumas das atividades de ensino mais marcantes promovidas pelo Grupo PET Computação UFCG ao longo dos seus 20 anos.

Desde Abril de 1992, o Grupo PET Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), baseado na tríade da universidade (Ensino, Pesquisa e Extensão), realiza atividades de ensino que beneficiam tanto os alunos do curso de Ciência da Computação, como os professores e a unidade acadêmica do curso em geral.

Das atividades já realizadas pelo Grupo, podemos destacar:

  • Palestras

Realização de palestras, com temas técnicos da área de computação, ministradas por professores ou alunos da graduação ou pós-graduação, e com temas não técnicos, ministradas por profissionais de áreas diferentes da computação voltadas aos graduandos do curso. Algumas das palestras realizadas:

PALESTRAS SOBRE INTEL E MICROSOFT

O grupo PET Computação UFCG costuma realizar e/ou participar de palestras ministradas por representantes de grandes empresas com o intuito de prover mais informações sobre aquelas empresas aos alunos e professores da UFCG. Nesse contexto, destacamos: o evento "Primeiro Circuito de Palestras de Tecnologia da Datashop", realizado em julho de 2008, o qual Rodrigo Passos, representante comercial da Intel nordeste brasileiro, ministrou uma palestra com o tema "Tecnologia 45 nanômetros" explicando o que é essa tecnologia, a evolução dos processadores, e as vantagens do processador Intel sobre os demais (citando preços e desempenho); e o evento HCL: Heroes Community Launch, realizado também em 2008, no qual José Antônio Leal de Farias, Microsoft Most Valuable Professional, ministrou a palestra "Lançamento dos novos produtos da Microsoft: Visual Studio 2008, SQL Server 2008 e Windows Server 2008", com o objetivo de trazer para os graduandos informações e atualizações sobre novos produtos lançados no mercado,importantes para sua formação profissional.

Outros exemplos de temas de palestras: Tai-Chi-Chuan (2007); Distribuições GNU/Linux: avaliando e escolhendo a melhor (2007); Programa Primeira Empresa - PRIME (2008); O mundo visto de dentro do Ruby (2010); Introdução ao Processamento Digital de Imagens (2011);

  • Minicursos e workshops

Atividade em que o Grupo PET Computação realiza minicursos e workshops sobre temas variados da área da computação para a graduação do Curso de Ciência da Computação da UFCG. Alguns deles foram:

WORKSHOP "OPORTUNIDADES NA UNIVERSIDADE E NO MERCADO DE TRABALHO" (2010)

O I Workshop Oportunidades na Universidade e no Mercado de Trabalho foi um evento composto de palestras técnicas e visou apresentar aos alunos graduandos do curso oportunidades para participação em projetos, no âmbito da universidade, como também para inserção no mercado de trabalho, no âmbito de empresas de software e de hardware instaladas em Campina Grande.

MINICURSO PYGAME (2010)

Minicurso Pygame direcionado aos alunos do primeiro período que cursam a disciplina Laboratório de Programação I, os quais, ao final do período letivo, deviam desenvolver um jogo eletrônico na linguagem Python utilizando a biblioteca Pygame. Como o uso desta biblioteca não era ensinado nas aulas da disciplina, o Grupo PET ofereceu um minicurso sobre o assunto.

INTRODUÇÃO A TESTES DE SOFTWARE (2012)

O objetivo do minicurso apresentado durante a I Semana Acadêmica de Ciência da Computação, ministrado por Emanuela Cartaxo, foi apresentar conceitos básicos de teste de software para que se possa visualizar a sua utilização no dia a dia de uma empresa. Ementa: Fundamentos de teste de software; Abordagens de teste: funcional e estrutural; Níveis de teste: unidade, integração, regressão, sistema e aceitação; Processo de teste.

I Semana Acadêmica de Ciência da Computação

Outros minicursos: Criando e gerenciando Bancos de dados usando Microsoft SQL-Server (entre 1998 e 2000); Introdução ao NetBeans (2010); PHP e Sistemas de Informação Web (I Semana Acadêmica de Ciência da Computação - 2012).

Assistência aos graduandos em Ciência da Computação

Muitos petianos, durante vários anos, desempenharam atividades de monitoria na UFCG. Entretanto, atualmente, os petianos não podem atuar como monitores institucionais, mesmo na forma voluntária, dado que a instituição entende que os integrantes do PET (assim como PIBIC, PROBEX, entre outros) não podem dispor de mais tempo para atuar em outros programas, uma vez que já possuem uma carga horária semanal de 20 horas. Sendo assim, o Grupo PET Computação desenvolveu essa atividade de ensino para os petianos continuarem participando como colaboradores da monitoria de disciplinas ofertadas pelo Departamento de Sistemas e Computação e também como organizadores de cursos sobre temas relacionados a essas disciplinas.

Exemplos de disciplinas assistidas pelo Grupo: Teoria da Computação (2006.2); Compiladores (2007.2); Monitoria para os alunos do EAD - Curso de Ensino à Distância (2009); Laboratório de Programação I (2012.2); Lógica (2012.2).

  • Seminários

Semestralmente o Grupo PET Computação UFCG promove o Ciclo de Seminários, a partir do qual cada integrante escolhe um tema para pesquisa e depois apresenta seu seminário ao público. Essa atividade aborda temas não técnicos e técnicos da área da computação.

Exemplos de temas já abordados: ADA - A linguagem de programação para um mundo complexo (entre 1998 e 2000); Fotografia: E o Homem Capturou o Momento (2007); X-SCI: Um especialista em análise de conformidade (2007); Doenças da Mente (2008); MultiTouch: Introdução e Desenvolvimento(2009); Violência Contra a Mulher no Brasil e em todo o Mundo (2010); Conceitos Básicos de GWT (2010); Sistema de Recomendação em Redes Sociais (2011); A linguagem Lua e a sua interatividade (2012);

  • Recapitulando

Semanalmente, o Grupo PET Computação UFCG realiza uma espécie de aula, para os seus integrantes, cujo objetivo é relembrar temas técnicos, como também do português ou do inglês.

Exemplos de temas já abordados: Receituário Para Preparação de Textos Técnicos (2011); Possessive Adjectives X Possessives Pronouns (2011); Regência Verbal (2012); Phrasal Verbs(2012[a]).

  • Estudo de língua estrangeira

Atividade que visa o aprofundamento de Línguas estrangeiras pelos membros do grupo, os quais são estimulados a participar de cursos, fornecidos pela UFCG ou não.

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.