Pesquisas do PET
Por Eder Andrade
(eder.rodrigues@ccc.ufcg.edu.br)
Neste mês, conheça um pouco mais sobre algumas das pesquisas do Grupo PET Computação ao longo dos seus 20 anos de existência.




Ao longo desses 20 anos, várias pesquisas foram desenvolvidas pelo Grupo PET Computação, em diferentes áreas e com a participação de professores do DSC/UFCG e alunos de mestrado e doutorado, como orientadores. Os resultados das pesquisas tem sido divulgados por meio de publicações (resumos e artigos completos) e posteres em eventos voltados para os Grupos PET como também outros eventos na área de computação e afins. Alguns desses eventos são apresentados abaixo.

Considerando os últimos 7 anos foram cerca de 41 publicações, sendo 28 em eventos do PET e 13, em outros eventos na área de computação e afins.

A seguir descrevemos algumas das pesquisas do Grupo, englobando as atuais e as já finalizadas.

PESQUISAS EM ANDAMENTO:

WebShell

WebShell

Os atuais métodos para avaliar a curva de aprendizagem no ensino de programação são baseados exclusivamente nos resultados, deixando de lado a análise de todo o raciocínio lógico que o aluno usou para obter a solução. Dessa forma, buscou-se corrigir essa deficiência, com base em trabalhos atuais na área de mineração de dados aplicada à educação, e com a necessidade de acompanhar o passo-a-passo da construção do código dos alunos. Para possibilitar uma avaliação mais detalhada, foi desenvolvida a ferramenta WebShell, que coleta cada caractere digitado, apagado ou modificado durante um exercício da programação , para com base nesses dados, fazer uma análise do processo de codificação, ajudando os professores a entenderem as deficiências do aluno ao programar e a forma que ele busca resolver um determinado problema usando algoritmos, esse projeto está em desenvolvimento no SPLab.

Orientadores: Prof.Dr Dalton Serey Guerrero (DSC/UFCG), Matheus Gaudêncio (doutorando/COPIN/UFCG)


iCall

icall

O projeto tem por objetivo desenvolver um sistema biométrico para registro da presença do aluno em sala e com isso reduzir o tempo demandado com registros de presença manuais, automatizando esse processo por meio do registro biométrico a partir da impressão digital.

Orientadora: Profa. Dra. Joseana Macêdo Fechine/DSC/UFCG.





Eficiência Energética em Sistemas Computacionais de Larga Escala

A pesquisa visa, em seu estágio atual, desenvolver um sistema de código aberto que faça estimativas do consumo energético de computadores sem a necessidade de um dispositivo de hardware para isso. A pesquisa tem sido desenvolvida no Laboratório de Sistemas Distribuidos (LSD). Em um próximo estágio, dada a validação do consumo energético do computador, a pesquisa visa investigar soluções para otimizar a execução de aplicações distribuídas em relação ao consumo de energia e desenvolver mecanismos para gerência automática de energia em aplicações distribuídas.

Orientadores: Prof.Dr. Andrey Brito e a Profa.Dra Livia Sampaio (DSC/UFCG).


Projeto de análise de tráfego em servidores cloud

cloud

O objetivo da pesquisa é construir uma ferramenta para analisar o tráfego e anomalias para com isso obter informações sobre a troca de dados entre os elementos de sistemas de cloud computing e com isso identificar possíveis anomalias, como por exemplo, comportamentos indesejados que afetem o desempenho do sistema, o projeto é desenvolvido no LATEC.

Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Cézar de Morais Gomes (DSC/UFCG)


Teste de Regressão

Teste de regressão é uma técnica de aplicação de testes em uma versão mais recente de um software com o objetivo de garantir que nenhum defeito foi acrescentado ao sistema com a sua modificação. O objetivo da pesquisa é reduzir os casos de testes de regressão, a partir da análise de modelos, em que versões do software são comparadas por meio da modificação do grafo, fazendo automaticamente novos testes com base no que foi modificado ou com base no que apresenta maior frequência de percurso no grafo a pesquisa é desenvolvida no SPLab.

Orientadores: Profa.Dra. Patricia Machado (DSC/UFCG) e Francisco Neto (doutorando/COPIN/UFCG)


PESQUISAS ANTIGAS:

Estudo sobre os Fundamentos da Computação Quantica

O propósito desta pesquisa foi elaborar uma síntese do histórico da área de Computação Quântica e descrever as teorias nas quais ela é baseada: a Álgebra Linear e a Mecânica Quântica. Este estudo sobre Computação Quântica foi feito por contraste em relação à Computação Clássica, fornecendo uma visão geral do tema, com o intuito de ampliar a divulgação dessa área. A síntese de tais conceitos foi construída a partir de referências bibliográficas renomadas na área da Computação Quântica, permitindo elaborar, dessa forma, explicações claras e sucintas. Um dos objetivos desse trabalho foi ainda contribuir para atrair novos pesquisadores para a área e, com isso, colaborar para o desenvolvimento da Computação Quântica.

Orientador: Prof. Dr. Bernado Lula Jr. (DSC/UFCG)


Construção de um sistema de futebol de robôs

Futebol de robos

O objetivo da pesquisa foi criar um sistema de futebol de robôs completo e como alternativa mais viável para o estudo da robótica e de sistemas robóticos cooperativos, já que seu desenvolvimento tinha um menor custo em relação a outros sistemas robóticos e abrangia várias áreas do conhecimento, essa pesquisa foi desenvolvida em conjunto com o PET de Engenharia Elétrica, a tarefa especifica do petiano era desenvolver um sistema de visão, no qual ele fez uso do OpenCV como ferramenta, para obter a posição e a velocidade dos robôs na partida.

Orientadores: Prof. Dr. Antônio Marcos Nogueira Lima/DEE/UFCG


YP - easYProcess

Utilizar as melhores práticas de desenvolvimento de software é essencial para uma boa implementação de aplicações requisitadas como projetos em algumas disciplinas. Com o objetivo de auxiliar os alunos da graduação no gerenciamento do processo de desenvolvimento dessas aplicações, foi criado o easYProcess, concebido no ambiente do Grupo PET Computação no ano de 2003, contando com a participação de petianos e de outros alunos da graduação.

Orientadora: Profa. Dra. Francilene Procópio Garcia (DSC/UFCG).


eXpert Software Conformity Inspection (X-SCI)

Inspeções de conformidade de produtos ao padrão internacional ISO 9241 costumam ser conduzidas a partir de suas partes e listas de inspeção impressas. Esta pesquisa se propôs a desenvolver uma ferramenta para a automatização do processo de inspeção de conformidade de produtos de software/hardware. O sistema especialista em desenvolvimento proposto, X-SCI, visa o suporte a projetistas e avaliadores de interface em processos de inspeção de conformidade ao ISO 9241, permitindo-lhes considerar diferentes níveis de incerteza nas escolhas a cada etapa do processo diagnóstico que caracteriza as inspeções de conformidade de produtos a padrões.

Orientadores: Prof. Dr. José Eustáquio Rangel de Queiroz (DSC/UFCG)


Schema Generator: Uma Ferramenta para Geração de Esquemas Sintéticos de Bancos de Dados

Schema Generator

Sistemas P2P de gerenciamento de dados são aplicações onde cada peer é uma fonte de dados que disponibiliza um esquema local, ou seja, cada peer pode ser um banco de dados que compartilha seu proprio esquema de dados. Para realizar simulações é necessario associar um esquema de banco de dados a cada peer da rede, e encontrar ou criar uma grande quantidade de esquemas pode ser uma tarefa tendenciosa e cansativa, pois, em certas pesquisas é necessário realizar simulações com milhares de esquemas. O Schema generator foi uma ferramenta desenvolvida com o propósito de gerar automaticamente múltiplos esquemas sintéticos de banco de dados para fins de simulação. A ferramenta implementa vários algoritmos para modificação da estrutura dos esquemas sintéticos de bancos de dados.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Pires.


ITWoL IT for Improving Women`s Live

Esta pesquisa foi desenvolvida no contexto do Projeto AGES (Edital PróÁfrica-CNPq), uma parceria entre instituições brasileiras (UFCG, UFPB, do Departamento de Medicina Legal (DML) e do PaqTcPB) e africanas (Universidade Eduardo Mondlane - UEM e Banco de Moçambique), com o objetivo de aplicar TI (tecnologia da informação) para melhorar a qualidade de vida das mulheres. A pesquisa envolveu visitas exploratórias para pesquisar a adequação e aplicação de soluções de TI no sentido de amenizar problemas de desigualdades sociais e econômicas e de violência, principalmente contra a mulher, nos dois países (Brasil/África).

Orientadores: Profa. Dra. Joseana Macêdo Fechine e Prof. Dr. José Antão Beltrão Moura (DSC/UFCG)


A importância da atuação do tutor on-line no apoio a um curso à distância de programação

O trabalho consistiu em implementar um curso de programação a distância para alunos do ensino médio com o auxilio de professores da UFCG, alunos da pós graduação e alguns integrantes do PET como tutores. O objetivo dos tutores consistia em observar os problemas enfrentados pelo aluno enquanto os professores atuavam de uma forma mais efetiva, com isso, por mais que o aluno resolvesse um determinado problema, o tutor passava um feedback de como resolver o problema de uma forma mais simples, por exemplo, melhorando a relação ensino-aprendizagem nos cursos de programação a distância, o curso foi realizado entre setembro e outubro de 2009 e teve duração de 1 mês, os petianos envolvidos com esse projeto, no semestre seguinte, repetiram o trabalho com alunos ingressantes em ciência da computação da UFCG.

Orientadores: Profº.Drº Dalton Serey Guerrero (DSC/UFCG), Andréa P. Mendonça (doutoranda/COPIN/UFCG) e Mariana R. do Nascimento (Mestranda/COPIN/UFCG)


MetaCG: Uma abordagem para escrever geradores de código fonte com linguagens de transformação de modelo pra texto

MetaCG

Diante da crescente importância do desenvolvimento de software dirigido por modelos e do pouco conhecimento disponível, no que diz respeito ao projeto e escrita de transformadores de modelo para texto, surgiu o MetaCG. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar as abordagens para geração de código atuais e elaborar um conjunto de técnicas para escrever geradores de texto a partir da definição de transformações alinhadas aos padrões de geração de texto dos padrões da Arquitetura Dirigida por Modelos (MDA), do Object Management Group (OMG).

Orientadores: Prof. Dr. Franklin de Souza Ramalho (DSC/UFCG) e Anderson Rodrigo Santos Bezerra Ledo (mestrando/COPIN/UFCG)


Estudo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados

O projeto, realizado durante o ano de 2011, tinha como objetivo, extrair informações de uma base de dados e identificar padro?s desconhecidos que possam ser uteis para resolver um determinado problema, teve tambem como objetivo desenvolver um modelo de recomendação baseado na relação entre os usuarios de um sistema de compartilhamento de endereços web e publicações.

Orientador: Prof. Dr. Leandro Balby Marinho.


Data Digitizer - Marcação e Transcrição Voluntária de Tabelas

Data Digitalizer

Considerando as possíveis dificuldades para realização do reconhecimento ótico de caracteres (OCR) em tabelas com tipografias antigas e, portanto, com formato pouco padronizado, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma interface de crowdsourcing para a transcrição de tabelas em documentos antigos do governo brasileiro. Para tanto, o projeto contou com o insight de outros projetos com mesmo foco (versões desenvolvidas em hackfest, Scripto.org, etc.), e com o Bossa, um middleware para projetos de pensamento voluntário. Este pesquisa fez parte de um projeto em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no contexto de marcação e transcrição de tabelas em documentos históricos.

Orientadores: Prof. Dr. Nazareno Andrade (DSC/UFCG) e Nigini Abilio (doutorando/COPIN/UFCG)


Desenvolvimento de uma Ferramenta para o Gerenciamento de Redes

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma ferramenta para gerenciamento de redes, identificando erros e informando o significado dos erros de forma específica e detalhada. Sendo assim, a ferramenta ajudaria a evitar ambiguidades no entendimento do comportamento da rede pelos profissionais que a administram (ex. técnicos, e engenheiros).

Orientador: Jacques Philippe Suavé (DSC/UFCG)

Informações mais detalhadas sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo PET Computação podem ser encontradas no site do grupo.

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.