Entrevista com Fátima Camêlo, a 1ª tutora do Grupo PET Computação.
Por Ana Luiza Motta Gomes
(ana.gomes@ccc.ufcg.edu.br)
Na entrevista comemorativa dos 20 anos do Grupo PET Computação, a professora Maria de Fátima Camêlo conta um pouco da sua experiência como tutora pioneira do grupo entre os anos de 1992 e 1998.

Grupo PET - Olá, Fátima. Primeiramente, conte-nos sobre sua formação e qual é a sua ocupação profissional atual.

Fátima - Sou formada em Engenharia Elétrica/opção Eletrônica e Mestre em Engenharia Elétrica. Atualmente, sou empresária atuando na área de consultoria em gestão empresarial e também sou facilitadora do seminário Empretec, uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), ministrada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae, para potencializar as características empreendedoras.

Grupo PET - Como surgiu o interesse em participar do PET?

Fátima - Quando eu conheci o programa, através de um edital do MEC/CAPES, vi uma grande oportunidade de criar um grupo de excelentes alunos e estimulá-los a buscar uma formação mais eclética e desenvolver a capacidade de liderança através da realização de eventos tanto para a comunidade acadêmica como abertos ao público em geral.

A professora Fátima Camêlo (a primeira mulher da direita para esquerda) e os petianos egressos durante a inauguração da sala do PET Computação.

Grupo PET - Durante esses 20 anos do PET Computação, muitas atividades foram realizadas para ajudar na melhoria do Curso de Graduação em Ciência da Computação da UFCG. Ao seu ver, qual a importância do PET junto à graduação?

Fátima - Com certeza o PET tem contribuído para melhorar cada vez mais a graduação, seja através das atividades de extensão desenvolvidas para os demais alunos; seja indiretamente, por Modelação ou aprendizagem por observação.

Grupo PET - De 1992 a 1998, foram muitos os momentos vividos como tutora do grupo, mas algum deles em especial deve ter sido o melhor. A senhora pode contar qual foi ele?

Fátima - Foram 2 momentos:

  • Realização do 1º Encontro dos grupos PET da Paraíba.
  • Reforma da sala do PET Computação - pois como não tínhamos recurso para isto, conseguimos tudo através de doações e a execução foi feita pelo grupo e por alguns voluntários.
  • O PET Computação realizou o 1º Encontro dos grupos PET da Paraíba, na UFCG. Na foto, algumas petianas egressas que hoje são professoras do DSC: Lívia Sampaio (atual tutora), Raquel Lopes e Eliane Araújo

Grupo PET - Qual era a área de pesquisa da senhora enquanto professora do DSC?

Fátima - Engenharia de Software e Inteligência Artificial.

Grupo PET - O que essa experiência contribuiu para a sua formação pessoal e profissional?

Fátima - Aprendi a lidar melhor com as pessoas, a procurar maneiras diversas para estimular/desafiar cada um, aumentando a sinergia do grupo.

Grupo PET - Quais eram as principais atividades realizadas pelo PET sob sua tutoria?

Fátima - Leitura extra curricular, apresentação de seminários e minicursos, promoção/participação em Congressos/Simpósios, sessões de cinema envolvendo Artes, Mural PET Computação, participação em grupos de pesquisa/desenvolvimento de software, entre outros.

Grupo PET - Fátima, muito obrigado pela sua entrevista. O Grupo PET Computação agradece tudo que a senhora fez pelo grupo e deseja muito sucesso nos próximos anos.

Fátima - Parabéns e muito sucesso ao grupo com a nova tutora (e ex participante) Livia

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.