Entrevista com Adriano Santos, mestrando da COPIN/UFCG, único brasileiro convidado pela Microsoft Brasil a participar do MSPMST do Imagine Cup 2012.
Por Natasha Bezerra
(natashabs@gmail.com)
Ele nos revela suas experiências acadêmicas e profissionais e o que representa fazer parte do Microsoft Student Partner (MSP) Social Media Team., na organização do Imagine Cup 2012 em Sidney, na Austrália.



Adriano Araújo.

PET - Qual o seu nome?

Adriano - Olá, Natasha, meu nome é Adriano Araújo Santos.

PET - Olá Adriano, você é natural de qual cidade?

Adriano - Eu sou natural de Campina Grande – Paraíba.

PET - Qual a sua formação?

Adriano - Sou formado em Licenciatura em Computação pela UEPB.

PET - Fale sobre suas experiências profissionais e acadêmicas.

Adriano - Especialista em Desenvolvimento Web e Arquitetura Orientada a Serviço, Especialista em Análise de Processos e Gestão do Conhecimento, Trabalhei como Gerente de Tecnologia da Light Infocon S.A, Graduado em Licenciatura em Computação pela UEPB, MBA em Gestão Empresarial de Projetos pela Faculdade Anglo Americana, Mestrando em Computação na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Professor do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e do curso de Sistemas de Informação - FACISA, Professor da Escola Superior de Aviação Civil - ESAC, Líder da Comunidade de Desenvolvedores .NET do Estado da Paraíba - .NUG User Group, Líder do Programa Acadêmico da Microsoft – MSP, Coordenador do Programa Microsoft Students to Business na Paraíba e Influenciador Microsoft.

PET - Adriano, o que faz um "Coordenador do Programa Microsoft Students to Business na Paraíba e Influenciador Microsoft"?

Adriano - O S2B é um programa de capacitação nas tecnologias Microsoft oferecido, gratuitamente, em vários países. No Brasil, alguns Estados oferecem essa capacitação por meio do MIC (Microsoft Innovation Center). No caso da Paraíba, como não temos um MIC, mas eu sou Lead nacional do programa Acadêmico da Microsoft, a Microsoft Brasil permitiu que eu realizasse o S2B. Para isso, busquei parcerias com IFPB e FACISA para viabilizar todo o programa. Os instrutores do programa são MSP coordenados por mim e, também, membros do dotNug User Group, Grupo de Desenvolvedores nas Tecnologias .NET da Paraíba.

PET - Os alunos podem participar? Se sim, como?

Adriano - Sim. Para participar do S2B basta ser aluno matriculado em qualquer instituição de ensino (técnico ou superior). As modalidades oferecidas são: Infra, Banco de Dados, Desenvolvimento de Jogos e Desenvolvimento Web. Porém, como os instrutores são voluntários, oferecemos – até o momento – a modalidade de desenvolvimento Web.

PET - Fale mais sobre sua pesquisa do mestrado na UFCG.

Adriano - Atualmente, faço parte do Grupo de Sistemas de Informação e Banco de Dados – SIMBAD, sob a orientação do Prof. Dr. Ulrich Schiel.

A minha pesquisa é na área de Recuperação da Informação. De forma específica, no processo de classificação automática de documentos e desambiguação do sentido das palavras.

PET - Como surgiu o interesse em fazer o mestrado na área de BD?

Adriano - Trabalhei por 10 anos na Light Infocon S.A. E, como todos sabem, ela tem como carro chefe o banco de dados LightBase. Ao longo do tempo, busquei me especializar em análise de processos e gestão do conhecimento. Inclusive, o meu trabalho de conclusão de curso foi em Gestão do Conhecimento e desenvolvimento de Bibliotecas Digitais.

Dentro das linhas oferecidas pelo programa de pós-graduação da UFCG, o grupo de SIMBAD foi o que, inicialmente, mais me identifiquei e que tem correlação com o que eu vinha desenvolvendo. Sem dúvida, o SIMBAD desenvolve expressivos projetos e se encontra no Estado-da-Arte na área de Sistemas de Informação.

PET - Você foi selecionado/convidado para fazer parte do Worldwide Microsoft Student Partner (MSP) Social Media Team.. Conte-nos o que é e como ocorreu esse (a) convite/seleção.

Adriano - Sim, fui convidado pela Microsoft Brasil a participar do MSPMST. Trata-se de um grupo especial de MSPs (Microsoft Student Partner) que participará da organização do Imagine Cup 2012 no processo de disseminação das informações e cobertura do evento.

Atualmente, o programa MSP tem, no mundo inteiro, mais de 1.500 participantes. Porém, para o programa MSPMST foram selecionados, apenas, 25 (contando comigo).

Nós temos recebido vários treinamentos durante esse período. Devido ao fuso horário, os treinamentos ocorrem duas vezes durante o dia. Isso garante que todos os participantes do MSPMST sejam capacitados.

Cada participante terá uma atividade específica no evento, mas todo o foco de nossas atividades está relacionado à produção de mídias digitais sobre o evento.

Imagine Cup 2012.

PET - Você poderia falar mais sobre o Imagine Cup?

Adriano - Claro que sim! O Imagine Cup é a competição de ideias da Microsoft. Não se trata, aqui, de uma competição de bons códigos ou belas interfaces... claro, essas coisas contam muito. No entanto, o foco maior é a ideia!

Uma boa ideia deve resolver um problema do mundo real. Deve ser, de fato, útil e aplicável. Muita gente desenvolve projetos de forma isolada e que, muitas vezes, não serve pra nada. Como diz o professor Jacques, “não devemos desenvolver porcos voadores ou bicicletas para peixes”.

A frase que caracteriza esta competição é: Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam.

Esta competição está completando 10 anos. Desde 2003, mais de 1,4 milhão de estudantes participaram na Imagine Cup. Só no ano anterior, 2011, a competição contou com cerca de 358.000 concorrentes de 183 nacionalidades diferentes.

Sendo assim, a proposta da Microsoft com o Imagine Cup é desenvolver soluções que ajudem a promover os “8 Jeitos de Mudar o Mundo” propostos pela ONU, que são: Acabar com a Fome e a Miséria, Educação Básica de Qualidade para Todos, Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher, Reduzir a Mortalidade Infantil, Melhorar a Saúde das Gestantes, Combater a AIDS, a Malária e outras Doenças, Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e, por fim, Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.

Todos os anos esta competição é realizada num país diferente. Este ano será na cidade de Sydney – Austrália, no mês de julho, e contará com as categorias: Software Design, Game Design: Xbox/Windows, e Game Design: Phone. Além dessas, existirão outros desafios que são: Windows Azure ou o Windows Phone Challenge.

Nós, brasileiros, estamos nas finais em Software Design, Game Design: Xbox/Windows, Game Design: Phone, Kinect Fun Labs Challenge, Windows Metro Style App Challenge e Windows Azure Challenge. E, sem dúvida, iremos ganhar!

O time brasileiro é muito respeitado e temido pelas outras equipes. Nós sempre marcamos presença e vencemos muitas das competições anteriores. Sem duvida, temos tradição de vencer!

Aqui na Paraíba ainda não temos tradição em participar do ImagineCup. Mas, eu espero que esta realidade mude e que consigamos trazer títulos para o nosso Estado. Temos ótimas instituições, grandes cientistas da computação e muito talento. Só precisamos focar no ImagineCup e, mais importante que isso, criar a cultura de desenvolvimento de soluções que vise um mundo melhor para todos.

PET – Obrigado!

Adriano - Por nada.

Informações: http://www.imaginecup.com/

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.