Consultoria de TI
Por Rafael da Silva
(carlos.rafael.silva@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta edição, entenda o que faz o consultor de TI e porque ele tem grande importância em uma empresa de tecnologia.

O consultor de TI trabalha em parceria com clientes, baseando-se no levantamento dos problemas e suas soluções de acordo com sua especialidade, a como usar as tecnologias da informação a fim de alcançar os objetivos de negócios da empresa.

O profissional que deseja ser um consultor de TI deve ter aptidão e conhecimento sólidos nas áreas em que prestará consultoria, o que inclui uma diversidade de tópicos, com os quais o consultor deve se manter sempre atualizado.

Além disso, o consultor deve ter um perfil proativo, isto é, buscar maneiras inovadoras para resolver um problema e ter bastante iniciativa. O consultor de TI pode ser requisitado a lidar com vendas e desenvolvimento de negócios, portanto deve ter um bom conhecimento também nessas áreas, que, embora não sejam específicas da tecnologia, estão fortemente ligadas ao sucesso da empresa e requisitam muita iniciativa do profissional.

O consultor tem, como função, trabalhar para melhorar a estrutura e eficiência da organização em que se encontra. Esse profissional é empregado pelas empresas tanto com um contrato pleno quanto temporário, neste caso sendo chamado de outsource consultant.

No ramo profissional da consultoria, a boa comunicação com o cliente é, sem dúvidas, o fator mais importante para o sucesso do profissional. Logo, o consultor deve captar as informações do cliente com a maior precisão possível, para gerar soluções práticas através do know-how do mesmo.

O consultor de TI tem um mercado muito amplo a sua disposição, haja vista que, desde empresas que trabalham no setor primário até empresas que usam tecnologia de ponta, necessitam de conhecimentos específicos para atingir sucesso no mercado.

Frente às novas tecnologias, o profissional deve estar sempre bem atualizado e a frente das inovações tecnológicas, garantindo, desta forma, uma consultoria sempre eficiente e reservando o seu lugar no mercado.

Algumas atividades do consultor de TI:

• Encontrar-se com clientes para determinar suas necessidades;

• Determinar a duração e os recursos necessários para atender ao cliente;

• Estabelecer contato dos funcionários da organização com o cliente;

• Analisar as necessidades de TI da companhia e fornecer uma solução objetiva para o uso da tecnologia proposta;

• Desenvolver soluções e implementar novos sistemas;

• Apresentar soluções em relatórios orais;

• Auxiliar o cliente na adaptação às novas tecnologias;

• Projetar, testar, instalar e monitorar novos sistemas;

• Identificar clientes em potencial e construir um network sólido.

O consultor de TI deve ter as seguintes qualificações:

• Ter boa comunicação, já que precisará descobrir, por meio das informações dadas pelo cliente, os recursos a serem levantados e os problemas a serem solucionados para o progresso da empresa;

• Ser especialista em sua área de consultoria, mas ter experiência adequada nas demais áreas de TI. Nesse âmbito, certificações profissionais ajudam bastante a aumentar a visibilidade do currículo;

• Ter muita confiabilidade e mostrar interesse em participar das atividades da empresa;

• Saber ponderar o custo e benefício na hora de fazer aquisição de recursos para a empresa do cliente, fazendo uma escolha de acordo com o contexto comercial.

Esse profissional também deve estar atento aos seguintes erros, que podem ser muito prejudiciais a sua carreira profissional:

Esperar que os clientes forneçam um relatório dos problemas que precisam ser resolvidos na empresa. No lugar disso, o consultor deve fazer o máximo de perguntas possíveis e mapear os desafios que precisam ser vencidos na empresa;

Mostrar-se desestimulado. O consultor deve estar sempre estimulado e pronto para resolver novos desafios, buscando novos desafios e investigando soluções;

Fazer críticas vorazes e diretas aos erros da empresa. Isso pode gerar atrito com pessoas que estavam encarregadas do suporte e que trabalharão na mesma equipe do consultor;

Usar termos muito específicos de TI para valorizar-se profissionalmente. No lugar disso, deve-se usar os termos mais utilizados na empresa, sempre procurando uma linguagem mais próxima da do cliente;

Propor soluções paliativas. Esse tipo de atitude tira a credibilidade do consultor. Afinal, o cliente deseja eficiência nas soluções oferecidas, e não apenas uma solução imediata.

A experiência também conta muito na profissão. O consultor de TI deve ser bastante dedicado e experiente na função para garantir um bom salário. Alguns salários de profissões que incluem em sua função a consultoria, segundo a Abril, são mostrados abaixo:

Segundo a Info, um consultor Junior tem o salário médio de 6 mil reais, enquanto um Pleno tem o salário médio de 7,7 mil e um Sênior, de 11 mil reais.

Consultoria é, com certeza, uma excelente área profissional para pessoas proativas, que buscam desafios e oportunidades de destaque no mercado. Profissionais que buscam sempre estabelecer novas metas de conquistas e têm ambição por cargos elevados nas empresas certamente se sentirão atraídos pela área de Consultoria de TI.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
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