Junho 2003
   

O universo meio “louco” da informática
Ainda não consegui entender... :-|

     

      O mundo da informática, ou melhor da tecnologia da informação, a tão comentada TI, reúne pessoas e pessoas, cada uma com suas idéias geniais e, outras, até então, sem pé nem cabeça.
      Primeiramente, como devemos chamar um profissional desta área? Profissional de Informática? Cientista da Computação? Profissional que faz programas (êpa!. Não somos garotos / garotas de programa, apesar de cobrarmos caro por essa prestação de serviço)? Ou simplesmente, de nerd?
      É estranho lermos num dos sites, ou melhor sítios (esse mundo de TI está cheio de estrangeirismos). Continuando,... num dos sítios mais visitados da web (acho que não temos uma palavra em português adequada, é melhor usar em inglês mesmo), que será lançado uma nova tendência mundial o iLoo, o primeiro banheiro conectado à Internet do mundo. Não se preocupe, o teclado e o mouse são a prova d’água. Pessoas no mundo inteiro começaram a ficar animados com a possibilidade de acabar com a solidão dentro do banheiro, podemos até conhecer alguém do outro lado do mundo enquanto fazemos as necessidades fisiológicas. Isso não é fantástico!
      Houve também quem achou a idéia ridícula. Mas será que um dia já não achamos ridícula a idéia de termos um computador dentro de casa?
      No dia seguinte, o iLoo continua sendo notícia, mas dessa vez está tudo esclarecido, o iLoo não passa de um hoax, isso mesmo um hoax. Ah, hoax que dizer boato da Internet.
Idéias boas também surgem, o e-learning (aprendizado à distância através da Internet) está cada vez mais contagiando as pessoas. Recentemente, o MEC até reconheceu 4 cursos de graduação online. A computação distribuída ale de ajudar na cura do câncer, da pneumonia asiática, da varíola e do ebola, está contribuindo para a procura de extraterrestres. :-C
      Aliás, que mania estranha é essa de carinhas?! Pior do que isso são as abreviações, parece até que estamos falando outra língua onde palavras com mais de 4 letras e sinais de pontuação não existem e sentimento são expressos com símbolos que às vezes até parecem com o seu real significado.
      Se você acha que a Internet está cheia de besteiras, pornografia e de pessoas que só pensam em sexo, não é bem assim. Tem pai vendendo filho também. A Internet tem até 2 padroeiros. São Giacomo Alberione e São Giovanni Bosco tiveram seus nomes enviados para o Vaticano a fim de serem oficializados como os santos padroeiros da Internet. Por falar em religião, tem site por aí vendendo até sermões.
      Será que tudo isso é tão estranho e absurdo assim como achamos? Ou somos “caretas”, antigos, antiquadros e não queremos aceitar as novidades?

 

Por Danilo de Sousa