Auditor de Sistema
Por Rafael da Silva
(carlos.rafael.silva@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta edição, conheça a função do Auditor de Sistemas e sua valiosa contribuição em uma empresa de TI.

O auditor de sistemas é o profissional que tem como missão gerenciar o risco operacional, ou seja, adotar melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologia, e avaliar a adequação dos sistemas de informação utilizados.

Quem deseja ser um bom auditor de sistemas deve ter conhecimentos sólidos nas áreas de desenvolvimento de sistemas, procedimentos de TI e segurança da informação. Também deve saber gerenciar a infraestrutura e os riscos dentro de uma empresa, já que essa é uma profissão com muitos encargos administrativos.

Um dos papéis importantes do auditor é desenvolver o plano de implementação da governança de TI, gerando transparência às informações financeiras da empresa dentro de um sistema informatizado. Deve também definir políticas de segurança, evitando possíveis fraudes e vazamentos de informação, o que faz com que profissionais de TI que já tenham experiência em segurança da informação tenham facilidade em ingressar nessa área.

Além de se preocupar com a segurança das informações da empresa, o profissional será responsável por elaborar metodologias para gerenciamento de projeto, de acordo com critérios auditáveis.

Acima de tudo, a auditoria é uma ação preventiva e moralizadora dentro do padrão operacional da empresa. No caso do auditor de sistemas, ao invés de lidar com finanças e contabilidade, ele irá realizar a revisão dos recursos informatizados da empresa.

O auditor de sistemas tem um mercado muito amplo à sua disposição, haja vista que tanto empresas que trabalham no setor primário quanto as que usam tecnologia de ponta necessitam de eficiência na realização de suas tarefas operacionais. Nesse âmbito, o profissional apontará as falhas na eficiência da empresa, gerando uma oportunidade de melhorias significativas na produtividade.

Frente às novas tecnologias, o profissional deve estar sempre bem atualizado e a frente das inovações, de forma a garantir uma auditoria sempre eficiente e reservando seu lugar no mercado, que é a cada dia mais concorrido.

As principais atividades do Auditor de Sistemas são:

• Analisar a eficiência dos recursos computacionais do sistema, ou seja, se eles estão adequados às tarefas que a empresa tem em mente desenvolver. Esses recursos englobam o hardware, software e os profissionais envolvidos, e se atentam à geração do resultado correto dentro do tempo estimado;

• Constatar a eficácia do sistema, fazendo com que este atenda adequadamente s necessidades dos usuários;

• Atestar segurança física e lógica do ambiente do sistema de informação e assegurar a confiabilidade das pessoas que o utilizam.

O Auditor de Sistemas deve ter as seguintes qualificações:

• Ser detalhista, perfeccionista e metódico;

• Possuir boa comunicação e ser extrovertido, já que muitas vezes participará de entrevistas;

• Possuir raciocínio lógico e matemático apurados;

• Ser observador e planejador;

• Possuir muita experiência com tecnologia e estar em conformidade com o mercado, por exemplo, conhecendo as normas ISO necessárias à empresa.

A experiência também conta bastante na profissão. O auditor de sistemas deve ser bastante dedicado e experiente em suas funções para garantir um bom salário.

Segundo a (Info), um auditor Junior tem um salário médio de 3 mil reais, enquanto um pleno tem um salário médio de 4 mil e um sênior, de 4,5 mil reais.

De acordo com o guia salarial da (Robert Half), um auditor na área de TI tem seu salário entre 3 e 4 mil reais nos primeiros anos, chegando até a 14 mil após 15 anos de experiência.

Segundo a (GlassDoor) um Auditor de TI experiente ganha de 55 mil dólares a até 120 mil dólares por ano.

Auditoria de Sistemas é, com certeza, uma excelente área profissional para pessoas perfeccionistas, que têm facilidade para detectar erros. Quem sempre busca estabelecer novas metas de conquistas e é apaixonado por TI, certamente se sentirá atraído pela área.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.