Mulheres na Computação
Por Mayza Nunes
(mayza.farias@ccc.ufcg.edu.br)
Não é de hoje que a muitas mulheres têm sido impostas dificuldades para que essas alcancem patamares que até pouco tempo eram reservados aos homens. Mesmo com todos os percalços, ao ler esta matéria você vai perceber que as mulheres sempre estiveram presentes na construção da tecnologia que temos hoje. Vamos conhecer um pouco sobre os grandes nomes do gênero feminino na história da computação.

Hoje em dia, o número de mulheres em cursos de engenharia e de computação ainda é bem pequeno, pois para muitos a área tecnológica ainda passa a ideia arcaica de que é “coisa de homem”. Porém, isso não foi empecilho para que tenhamos grandes nomes do gênero feminino na história da computação.

Ada Augusta Byron King

A pioneira na área foi a britânica Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace (10 de Dezembro de 1815 - 27 de Novembro de 1852), conhecida como a primeira programadora da história. Ada conheceu o trabalho do cientista Charles Babagge, conhecido por originar o conceito de computador programável, quando o mesmo foi apresentar os resultados do seu trabalho, a Máquina de Diferenças, em um seminário em Turim, Itália, em 1841. Tudo o que foi descrito por Babbage foi publicado em um artigo escrito em francês. Em 1843, Ada traduziu o artigo e acrescentou notas nas quais descrevia como alimentar a máquina analítica de Babbage com cartões perfurados. Suas notas foram interpretadas como os primeiros programas de computador. Nesse período, Ada Lovelace criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli usando a máquina analítica de Charles Babbage.

Em 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos batizou a linguagem de programação de seu novo sistema de “Ada”. Essa é uma linguagem de programação estruturada, de tipagem estática, imperativa, orientada a objetos e é uma linguagem de alto nível, originada da linguagem Pascal e de outras.

Grace Murray Hopper

Outra grande mulher foi a americana Grace Murray Hopper (9 de Dezembro de 1906 - 1 de janeiro de 1992), uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos. Ela trabalhou na programação da série de computadores Mark I, um dos primeiros computadores digitais. Além disso, Grace Hoper achava que as linguagens deveriam ser mais usáveis e desenvolveu uma linguagem baseada no inglês chamada FLOW-MATIC, a qual foi muito utilizada na época e que ainda exerceu grande influência na linguagem COBOL (COmmon Business Oriented Language), que é utilizada até hoje. Grace é considerada a “mãe do COBOL”, e é a responsável pelos termos " bug" e " debugging", os quais são bastante utilizados, após descobrir que uma mariposa (bug) estava atrapalhando o funcionamento dos circuitos da máquina Mark II em 1945.



Lois Haibt

Outra grande inspiração foi Lois Haibt, uma americana que nasceu em 1934 e ficou famosa por ter sido um dos 10 membros do time que desenvolveu a linguagem de programação FORTRAN (FORmula TRANslation)na década de 1950, a primeira linguagem de alto nível de sucesso. Ela trabalhou durante anos como analista de sistemas e pesquisadora, seu trabalho incluiu atuar na visualização de estruturas de programas, usando um programa que ela desenvolveu para desenhar diagramas de fluxo de vários níveis. Em anos posteriores, ela trabalhou na análise de Redes de Petri e na geração de programas a partir dessas redes.



Vejamos, a seguir, alguns nomes de sucesso atuais:

• Meg Whitman – CEO da HP

Margareth Cushing Whitman, com 55 anos, é a mais nova Chefe Executiva Organizacional eleita pela empresa da Hewlett-Packard, HP .

Margareth Cushing Whitman

• Virginia Rometty – CEO da IBM

Virginia M. Rometty , 53 anos, é a Chefe Executiva Organizacional da IBM – International Business Machines. Rometty. Foi a primeira mulher a liderar a empresa, na qual já havia ocupado o cargo de Vice-Presidente Sênior, e Diretora Executiva de Vendas, Marketing e Estratégia.

Virginia M. Rometty

• Deborah Conrad – Vice-Presidente e Chefe de Dpto. de Marketing da Intel

Deborah S. Conrad, é uma mulher de 48 anos e, atualmente, é a Vice-Presidente e Chefe de Departamento de Marketing da Intel. Conrad entrou na empresa no ano de 1986 para o cargo de assessora, e desde então se manteve na Intel.

Deborah Conrad

• Marissa Mayer – Vice-Presidente de Localização e Serviços Locais da Google

  • Marissa Ann Mayer, 36 anos, tornou-se conhecida depois de aparecer em vários eventos e conferências de imprensa da Google, nos quais falava em nome da empresa. Atualmente, Mayer ocupa o cargo de Vice-Presidente de Localização e Serviços Locais da Google. Estando sempre presente na Google desde o ano de 1999, Marissa Mayer foi também a primeira engenheira mulher a ingressar na empresa. As mudanças que trouxe à Google foram bastante significativas: criou e desenvolveu a interface do motor de busca, ampliou o site para mais de 100 línguas, ajudou a introduzir novos recursos, a exemplo do Instant Search, entre outros. Recentemente, Mayer foi nomeada para Vice-Presidente de Localização e Serviços Locais da Google, mas está também a um passo de entrar para o comitê operativo da empresa, o grupo de gerência mais antigo da Google.
  • Marissa Mayer

• Sheryl Sandberg – Diretora de Operações do Facebook

Sheryl Sandber, 42 anos, é atualmente a COO (Chief Operating Officer) da rede social mais popular do mundo, o Facebook. No seu histórico, Sandberg já havia ocupado outros cargos importantes, como Vice-Presidente de Operações Globais de Venda Online da Google.

Sheryl Sandberg

• Karen Quintos – Vice-Presidente Sênior e Diretora de Marketing da Dell

Karen Quintos, 53 anos de idade, ocupa também um cargo importante no mundo da tecnologia. Quintos é a Vice-Presidente Sénior e Diretora de Marketing, CMO, da gigante Dell, pertence ainda ao maior grupo de redes da Dell – Women in Search of Excellence – do qual é Executive Sponsor.

Karen Quintos

• Chloe Sladden – Conteúdo e Programação do Twitter

Chloe Sladden tem 36 anos de idade e é a responsável pelo Conteúdo e Programação do microblogging Twitter.

Chloe Sladden

Esses são alguns nomes inspiradores para todas as mulheres ligadas à Ciência da Computação, para que também possam se inspirar e deixar sua marca na história da tecnologia.Você pode conferir outros notáveis nomes femininos neste site.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.