![]() |
![]() ![]() Prevenção e tratamento da gripe a partir da dieta
![]() Por Igor Cruz(igor.cruz@ccc.ufcg.eu.br)
A dieta influencia na prevenção da gripe? A doutora Lisa Hark, diretora do Programa Educacional de Prevenção e Nutrição da Universidade de Medicina de Pensilvânia, afirma que sim. A dieta saudável pode ajudar a prevenir resfriados e gripes.
A gripe é uma doença contagiosa, resultante da infecção de um vírus chamado influenza, e que pode atingir diferentes espécies como aves e humanos (mais informações sobre a gripe podem ser encontradas em http://www.brasilescola.com/doencas/gripe.htm) A influenza infecta nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos, causando febre elevada, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca. ![]() Segundo a doutora Lisa Hark, uma alimentação saudável fortalece o sistema imunológico (nossa primeira linha de defesa contra invasores externos) e, portanto, pode prevenir contra a gripe. Para tanto, se faz necessário uma alimentação regular e uma dieta alimentar saudável com alimentos como ostras e cereais integrais (são fonte de zinco), castanha do Pará (vitamina E), soja (arginina), carnes (glutamina), frutas e verduras ( vitamina C), salmão, atum, sardinha e semente de linhaça (ricos em omega 3). A seguir, algumas outras dicas para a prevenção da gripe:
Caso você não tenha tomado as devidas precauções e já esteja com a doença, um dos principais cuidados para o tratamento é a hidratação, que pode ser feita com:
![]() Agora que você já conhece formas naturais para tratar e prevenir a gripe, por que não colocá-las em prática? Lembre-se: "Nossas vidas não estão nas mãos dos deuses, mas no colo da nossa cozinha" - Lin Yutang. Fontes: Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved. |
![]() |