Windows 8
Por Jéssika Renally
(jessica.rodrigues@ccc.ufcg.eu.br)
Depois do Windows Seven, eis que uma nova versão do Windows foi lançada, o Windows 8. Na coluna Informática deste mês, vamos entender um pouco mais sobre o novo SO da Microsoft.

O Windows 8 foi lançado em 2011 pela Microsoft. Um dos seus maiores diferenciais, é a sua nova interface, chamada Metro. Além de poder ser usado por diversos dispositivos (não só notebooks ou computadores pessoais), é completamente adaptado para telas sensíveis ao toque.

Como o Windows 8 foi pensado também para tablets, é possível o usuário escolher qual interface quer usar, a Metro ou a interface tradicional presente em versões anteriores do sistema operacional.

Abaixo, a imagem da mais nova interface do Windows.

E a criatividade da Microsoft não parou ainda não, o Office também foi repaginado com a interface Metro e estará disponível para tablets, essa “outra versão” está sendo chamada de Office 15.

Outra novidade embutida no Windows 8 é o tempo de boot, após registrar a tecnologia Fast Machine Booting Through Streaming Storage. O sistema operacional promete um tempo de inicialização entre 30% e 70% menor que o das versões anteriores. Certos computadores chegam a ter o tempo de inicialização inferior a 8 segundos.

A fim de prolongar o uso da bateria, os tablets que terão Windows 8 têm que usar o chip ARM (uma arquitetura de processador usada principalmente em sistemas embarcados), o qual permite ao equipamento entrar no modo CSM (Connected Standby Mode), que deixa os tablets com aplicativos essenciais trabalhando para mensagens – e outros serviços que precisam ficar ligados – enquanto o dispositivo está no modo “soneca”.

Outras grandes novidades são o suporte para USB 3.0, garantindo mais velocidade às trocas de arquivo para dispositivos móveis; comandos a partir da voz, utilizando a tecnologia Tellme, já usada no Kinect; a possibilidade de executar o Windows inteiramente a partir de um pendrive, chamada de Windows To Go; compatibilidade entre aplicativos do Windows Phone e Windows 8, entre outros.

Entre as polêmicas associadas ao lançamento do Windows 8, foi anunciado que nesta versão não haveria compatibilidade com o Adobe Flash Player. No entanto, a Microsoft voltou atrás e as atualizações do plugin serão feitas, inclusive, automaticamente pelo Windows Update.

Além de todas essas tecnologias e aplicativos integrados ao Windows 8, a Microsoft designou, em partes do seu site, tutoriais, descrevendo como criar aplicativos para o SO. O Centro de Desenvolvimento do Windows é dividido em 4 seções: Aplicativos estilo Metro, Internet Explorer, Desktop e Hardware.

Entre as linhas de desenvolvimento, a que mais está chamando a atenção é a dos Aplicativos estilo Metro. O site possui uma estrutura completa para o desenvolvedor, com documentação, exemplos e as ferramentas necessárias para download.

Quanto a empresa de Bill Gates, apesar de ter um ritmo de desenvolvimento mais lento, seus aplicativos são projetados visando a usabilidade. As especulações apontam que o Windows 8 tem para Microsoft um caráter de afirmação, que a leve para uma posição que, para muitos, sempre foi dela: o topo.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.