Engenheiro de Rede e Cloud Computing
Por Thiago Almeida
(thiago.medeiros@ccc.ufcg.edu.br)
O trabalho voltado para manter redes sociais, transações bancarias e outros servições disponibilizados na cloud, necessitam de um profissional com uma visão macro de um sistema e ter a capacidade de decidir qual melhor decisão para determinado serviço. Esse é o trabalho exercido pelo Engenheiro de Rede.

Por trás de cada foto ou comentário postado nas redes sociais, arquivos no Google Drive, transações bancarias e/ou livro que você compra na Amazon, há um grupo de engenheiros que criaram condições de software e hardware para que essas transações aconteçam.

O engenheiro de redes analisa a capacidade de atendimento da estrutura física do servidor e da estrutura de software. Com base nessas conclusões, ele determina a rede física de servidores e roteadores a ser utilizada, além de softwares específicos para possibilitar o andamento do serviço online.

Fazendo uma comparação com gerentes de logística das empresas, que tem toda a engenharia do processo de produção na palma da mão, o engenheiro de rede tem isso voltado para a estrutura de hardware e software.

A profissão de engenheiro de rede exige conhecimentos técnicos avançados em diversas tecnologias no domínio das redes e telecomunicações, tais como infraestrutura, cablagem, protocolos, instrumentos de administração e de segurança, bem como capacidades relacionais e organizacionais de chefe de projeto a fim de coordenar as equipes técnicas.

Legenda: Áreas de conhecimento do Engenheiro de Rede e cloud computer.

O salário do profissional pode variar bastante dependendo do tempo de exercício da profissão, certificações na área, entre outros fatores. No entanto, o site kioskea, em publicação de dezembro de 13, e a uol, revelaram que os salários giram em torno dos 9 mil reais/mês.

Em um universo onde cada vez mais tenta-se otimizar a transmissão de dados para aumentar o número de serviços na nuvem, a escolha pela engenharia de rede pode ser uma aposta promissora e também atual. Para quem busca salários acima da média de mercado para profissões em computação, dedicação para aprender assuntos relativos a redes de computadores e gerência, e a busca por certificações na área, são dicas pertinentes.

REFERÊNCIA:

http://www.infojobs.com.br/artigos/Analista_de_Suporte_T%C3%A9cnico__2323.aspx

http://www.infoescola.com/profissoes/analista-de-suporte/

http://info.abril.com.br/carreira/salarios/

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.