História da Computação
Por Leonardo Alves dos Santos
(leonardo.santos@ccc.ufcg.edu.br)
Neste mês, abordaremos os acontecimentos da década de 1940, década do surgimento dos gigantes, como, por exemplo, o EDVAC, que teve início em 1947 e conclusão em 1952, e o ENIAC, que deu origem à era digital dos computadores.

Em 1949, Maurice V. Wilkes montou o EDSAC (Eletronic Delay Storage Automatic Calculator), que se tornou de grande importância para a história da computação por ter sido o primeiro computador digital e funcional a armazenar o seu próprio programa.

No ano anterior, foi desenvolvido o BINAC, que usava o teclado de uma máquina de escrever para inserir os dados em uma fita magnética. Essa fita era lida pelo ENIAC, que realizava os cálculos, e, logo em seguida, os imprimia em uma máquina de escrever eletromecânica. No mesmo ano, David Wheeler, criou um programa com 30 instruções que era perfurado em uma fita de teletipo, depois era lido pelo computador e transformado em dados binários, os quais eram armazenados na memória tornando-se prontos para execução. Com isso, a comunidade científica da época sugeria a criação de uma biblioteca de sub-rotinas, e, assim, Wheeler criou as primeiras bibliotecas de sub-rotinas (pequenos trechos de programas que podem ter diversas aplicações).

O ano de 1947 ficou marcado como o ano da revolução dos semicondutores, pois nesse ano William Bradford Shockley e Walter Houser Brattain testaram nos Bell Laboratories o primeiro transistor, o que possibilitou a criação de computadores menores. Nesse mesmo ano, Von Neuman, Eckert e Mauchly começaram a desenvolver o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Automatic Computer) que incorporou o conceito de programas armazenados, e usava memória baseadas em linhas de retardo de mercúrio, o qual foi concluído em 1952.

Outra grande criação dessa década foi o “Baby”, como era chamado o Small-Scale Experimental Machine, no ano de 1946. Construído por Kilburn, utilizava como memória o tubo de Williams. Kilburn deu outra grande ajuda para o mundo da computação nesse mesmo ano quando, juntamente com Fred Williams, desenvolveu a tecnologia de armazenamento que tornaria os computadores capazes de armazenar programas em sua memória.

Ainda em 1946, outro grande marco para o mundo da computação foi a construção do ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), desenvolvido na Moore School of Electrical Engineering por John Presper Eckert, John W. Mauchly e Herman H. Goldstine. O ENIAC foi anunciado como o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.

Dentre outras grandes criações dessa década, também podemos citar o Mark I, desenvolvido pela marinha dos E.U.A. em 1944, o “Colossus”, um precursor dos computadores digitais no ano de 1943, e a Complex Number Calculator, em 1941, desenvolvida por George Stibitz , consistindo em uma máquina de somar, com relês telefônicos e notação binária de números. Assim, terminamos a matéria deste mês, encerrando o ciclo de matérias deste ano

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.