Sistemas de Recomendação
Por Jeymisson Oliveira
(jeymisson.oliveira@ccc.ufcg.edu.br)
Sistemas de recomendação visam oferecer, a partir de grandes volumes de informações, aquilo que pode interessar ao usuário. As recomendações, em geral, dependem das contribuições dos indivíduos na avaliação da informação. Confira como funcionam essas ferramentas muito utilizadas atualmente.


Mapeamento de interesses dos usuários.

Sistemas de recomendação são filtros de informação para apresentar itens ou objetos, como páginas web, filmes, músicas livros, lojas, etc., que provavelmente são do interesse do usuário. O princípio desses sistemas se baseia em usuários com interesses similares e, por isso, a grande maioria das técnicas de recomendação depende da avaliação da informação realizada pelos indivíduos. Os principais componentes de um sistema de recomendação são cliente e produto, e a recomendação é uma função de mapeamento de interesses do cliente para obtenção de um ou mais produtos.

A seguir, serão apresentados conceitos importantes relacionados aos sistemas de recomendação.

Entrada e saída de informações para recomendações

Para gerar recomendações é preciso considerar a fonte dos dados, dados que sirvam de base para a recomendação. Essas informações podem ser oriundas do consumidor alvo ou de dados gerados pela comunidade. Também deve ser considerado se a recomendação será para um cliente específico ou para uma comunidade em geral. O cuidado com a entrada das informações é fundamental, pois a saída varia de acordo com as informações.

Formas de atuação dos Sistemas de Recomendação

Os Sistemas de Recomendação apresentam diferentes formas na iteração com o cliente. Podem ser (i) pró-ativos, enviando deliberadamente sugestões aos clientes via email, (ii) sistemas de recomendação sob demanda, nos quais as sugestões são calculadas, mas só são apresentadas se o cliente solicitar, ou (iii) sistemas de recomendação passivos, aqueles em que quando o usuário acessa um site, encontra um conjunto de sugestões disponíveis e contextualizadas pela navegação, a exemplo de produtos que o usuário já visitou ou que foram recomendados por usuários com interesse similar.

Métodos para geração de recomendações

O funcionamento dos sistemas de recomendação é fundamentado pelos métodos de geração de recomendações, que são responsáveis por definir como agrupar e interpretar as avaliações dos usuários em sugestões consolidadas ou individualizadas. Esses métodos são: Recuperação Direta da Informação, Filtragem Colaborativa e Filtragem por Conteúdo.

  • Recuperação Direta da Informação

Este método funciona da seguinte forma: o usuário especifica a consulta e o sistema recupera itens que satisfazem a pesquisa realizada. É o método de recomendação mais simples de implementar, já que se baseia em consultas diretas nos bancos de dados dos produtos.

  • Filtragem Colaborativa

É um método de geração de recomendação que tenta prever o grau de interesse de um cliente em determinados produtos, a partir de correlações entre as avaliações feitas por esse cliente e as avaliações fornecidas por outros clientes. Dessa forma, a sugestão de um produto a um usuário deve utilizar os dados de outra pessoa que venha avaliando ao longo do tempo de maneira semelhante a esse usuário. Este método consiste em um conjunto de passos que são: calcular a similaridade entre os usuários, selecionar os vizinhos mais próximos e fazer a previsão sobre avaliação do usuário alvo para um produto não consumido. Existem equações que calculam a similaridade entre usuários, a mais conhecida é a medida de similaridade do cosseno.

  • Filtragem por Conteúdo

Esse método de recomendação é baseado nas informações sobre o conteúdo dos itens e utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina para induzir um perfil das preferências de um usuário a partir de exemplos, tendo em vista uma descrição das características dos conteúdos. Por exemplo, filmes podem ser categorizados como ação, terror, romance ou comédia. O filme é classificado a partir da maioria das características que se enquadra numa determinada categoria. Esse método de recomendação é composto por 4 etapas: 1 - Classificação dos itens avaliados segundo as categorias pré-estabelecidas; 2 – Cálculo de média da avaliação de cada categoria, para cada avaliador; 3 – Ordenação dos itens avaliados para obter listas de preferências ordenadas por categorias; 4 – Cálculo da previsão de avaliação.

Recomendação.

Num mundo com tanta informação, em que o tempo é cada vez mais valioso, os sistemas de recomendação são um grande artifício para as empresas conseguirem ajudar seus clientes na tomada de decisão e com isso aumentar suas vendas. Essa é uma boa estratégia, já que em determinadas situações alguns clientes desejam comprar um produto, mas não sabem o quê. Agora no final do ano, por exemplo, em que muitas pessoas estão comprando presentes para o Natal, um bom sistema de recomendação pode ajudar os indecisos. Afinal, como Steve Jobs disse “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”. Algumas empresas sabem disso e utilizam esses sistemas, a exemplo da Amazon, Ebay, Submarino, Americanas, etc.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
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