A história do sistema operacional Android
Por Gleyser Guimarães
(gleyser.bonfim.guimaraes@ccc.ufcg.edu.br)
Nessa edição, abordaremos a narrativa da criação, desenvolvimento e evolução do sistema operacional para dispositivos móveis da Google, o Android, que após 6 anos de lançamento, mostra-se como um dos maiores concorrentes da categoria de sistemas operacionais para dispositivos móveis.

Os primórdios do sistema operacional Android está diretamente relacionado à empresa Android Inc., que foi fundada por Andy Rubinera, Nick Sears e Chris White, em outubro de 2003 na cidade de Palo Alto, Califórnia. Inicialmente, a empresa desenvolvia tecnologia totalmente independente de outras empresas e mantinha os seus projetos em absoluto segredo. Dentre os seus principais objetivos, estava o desenvolvimento de um sistema operacional avançado para câmaras digitais. Algum tempo depois, percebeu-se que o mercado para tais dispositivos não era grande suficiente, então a equipe desviou os seus esforços para produzir um sistema operacional para smartphones, rivalizando assim com outros sistemas da categoria, como por exemplo, o Symbian, desenvolvido pela Nokia e Windows Mobile, da Windows. Porém, a falta de investimentos impossibilitava o bom andamento do projeto.

Andy Rubin

Dois anos mais tarde, em 17 de agosto de 2005, a Google comprou a companhia e colocou todo seu time de desenvolvedores, liderados por Andy Rubinera, que passou a integrar o corpo de membros da empresa, para trabalhar em uma plataforma móvel baseada em Linux. Foram os primeiros passos que culminaram, em 5 de novembro de 2007, no lançamento do projeto intitulado, Android, cujo objetivo era desenvolver um sistema para dispositivos móveis sob o padrão aberto (padrão que está disponível ao público e tem vários direitos de uso associado, e também pode ter várias propriedades de como foi projetado) e construído sobre o kernel do Linux versão 2.6. O projeto Android está ligado à Open Handset Alliance, que é um consórcio de empresas de tecnologia composta por empresas como a Google, Sony, Samsung, operadores de telefonia e fabricantes de dispositivos.

O sistema Android é desenvolvida pela empresa Google

O primeiro aparelho com o sistema Android, o HTC Dream, foi lançado em 22 de outubro de 2008 nos Estados Unidos. Atualmente o sistema está na versão 4.3 e segundo a empresa Google, possui 75% do mercado de smartphones. No total, mais de 500 milhões de aparelhos e mais de 600 dispositivos diferentes usam o sistema. Segundo a Google, o sistema Android ganha, nada menos do que um milhão de novos usuários todos os dias.

O primeiro aparelho com o sistema Android, o HTC Dream.

Para batizar cada versão, a empresa resolveu dar nomes de sobremesas. Em abril de 2009, a versão 1.5 – ou “Cupcake” – introduziu a correção automática nos textos e também os famosos “widgets”, que até hoje são uma das melhores funções do sistema.

A evolução do sistema operacional Android

Em seguida, a versão 1.6 “Donut” trouxe a busca online automática a partir da página inicial do aparelho. Ainda em 2009, a versão 2.0 “Eclair” permitia o uso de múltiplas contas do Google em um mesmo aparelho, o que facilitou o sincronismo de e-mails e contatos.

Em 2010, com a versão 2.2 “Froyo”, a grande novidade foi a possibilidade de transformar o dispositivo em um ponto de acesso via wi-fi usando a rede 3G. Além disso, um grande passo nessa fase foi a introdução do Flash (plug-in de navegador entre plataformas que oferece recursos avançados na Web) no navegador, o que bateu de frente com seu principal concorrente, o iPhone.

No final de 2010, a versão 2.3 "Gingerbread" trouxe pela primeira vez o suporte a voz sobre IP, a tecnologia VOIP, que permite o uso de aplicativos para chamadas de voz como o Skype, por exemplo. Já em 2011, com o Android 3.0 Honeycomb , tornou-se possível utilizar o sistema em telas maiores, com gráficos melhores e um sistema de barra de avisos totalmente reformulado.

Em 16 de dezembro de 2011, o Android 4.0 “Ice Cream Sandwich” reformulou toda a interface da plataforma mais usada no mundo. A principal novidade foi a criação de pastas na tela principal do aparelho. Além disso, a partir dessa versão passou a ser possível escolher quais aplicativos devem iniciar o funcionamento assim que o smartphone for ligado.

Em julho de 2012, a versão 4.1 “Jelly Bean” incluiu novos elementos internos e uma nova pesquisa. E a atualização 4.2 ficou por conta da segurança. Esse é um ponto vulnerável do Android. Ao longo desses anos, diversas falhas e vulnerabilidades já foram encontradas na plataforma, e ela é hoje alvo para inúmeros vírus e malwares. A última atualização, 4.3, trouxe a função de múltiplos usuários com restrições de uso diferentes para cada. A próxima versão 5.0 - “Key Lime Pie” - está prevista para ser lançada no dia 5 de outubro deste ano.

Em face da larga utilização do sistema operacional da Google, é necessário que conheçamos a gênese da aplicação, como também procurarmos estar atualizados sobre o assunto, afinal, essa ”sobremesa” gostosa já mostrou que veio para conquistar a todos!

No video a seguir, é mostrada toda a trajetória do sistema Android, veja:

REFERÊNCIAS

Matéria do portal Olhar Digital: A história de Andy Rubin, a mente por trás do Android.

Matéria do blog Mobilidade.FM: Dossiê Android.

Matéria do portal da Editora Abril A história do Android.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.