Cuidado com o Estresse!
Por Maria Leticia Barbosa
(maria.barbosa@ccc.ufcg.edu.br)
O estresse não é uma doença, é o estado do organismo quando submetido à tensão. Em uma situação estressante, o corpo sofre reações químicas. Em excesso, isso pode prejudicar o organismo de várias formas. Confira a definição do que é estresse, reações de sua influencia na vida de uma pessoa e formas de alivia-lo ou trata-lo.

De acordo com a revista Ciência é Hoje (janeiro/fevereiro de 2002, vol. 30 • nº 179), dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse, em suas diversas formas, atinge cerca de 90% da população do planeta. Considerando o caos no trânsito, a pressão no trabalho vivida nos grandes centros urbanos, excesso de tarefas em casa e vários outros fatores estressantes, esse dado não chega a impactar tanto à primeira vista. Porém, mesmo sendo um distúrbio emocional, o estresse, se não tratado corretamente, acarretará problemas não só a saúde mental, mas também à saúde física.

O que é o estresse?

Estresse é toda e qualquer resposta fisiológica a agentes externos de natureza física ou psíquica, capazes de perturbar o equilíbrio interno. Essa reação do organismo é conhecida por alguns especialistas como “lutar ou fugir”. A psicóloga Lúcia Novaes Malagris, presidente da Associação Brasileira de Stress (ABS), afirma que o início do processo de estresse produz alterações psicofisiológicas no organismo como uma forma de mobilizá-lo para a ação de luta ou, então, para a reação de fuga em relação ao agente estressor. Não necessariamente, são as situações que geram estresse, mas sim como cada indivíduo interpreta uma situação, levando em conta que cada ser humano tem sua tolerância devido ao fator genético, personalidade, resistência emocional e física.

Existem tipos de estresse?

Sim! Para conseguir combater esse distúrbio com mais facilidade, é importante conhecer os tipos de estresse que podem estar em nosso cotidiano:

  • Estresse agudo: acontece no trabalho, escola, sequestro, assalto, problemas na família e a morte.
  • Estresse contínuo: um sofrimento constante seja por doenças mentais, crônicas e/ou o câncer.
  • Eustress (estresse bom): tensão positiva que nos motiva, agiliza e mobiliza. Melhora a função física ou mental, por meio do esforço ou do trabalho desafiador. Relaciona-se a eventos desejáveis na vida.
  • Distress: tipo de estresse com implicações negativas (angústia) que levam a comportamentos adaptativos: agressividade, passividade, ou a depressão. Como respostas ao distress pode-se conseguir o alívio por atos positivos: música, exercícios, esportes e outras distrações saudáveis; e o alívio por atos negativos: drogas, álcool e a raiva.

Quais as reações causadas pelo estresse?

O estresse pode causar reações físicas e psicológicas em nosso organismo:

Como combater o estresse?

É importante que o indivíduo aprenda através de terapias e/ou exercícios a se controlar emocionalmente e procurar manter-se em equilíbrio nos momentos que contenham fatores estressivos. Algumas maneiras para tentar prevenir ou aliviar o estresse são: realizar caminhadas, banhos relaxantes pela manhã, reeducação alimentar, exercícios antiestresse, amor próprio, ter momentos de lazer e descontração com a família e amigos, autocontrole sempre que possível, evitar bebidas alcoólicas e cigarros, colocar músicas orquestradas ou qualquer outra da preferência, para relaxar (CICCO, 2004). Em um grau mais avançado procurar ajuda médica, assim como tratamentos terapêuticos, como terapia em grupo, terapia familiar, psicoterapia, apoio e aconselhamento, entre outras.

Momentos estressantes sempre farão parte da vida das pessoas, o importante é, a partir de informações e autoconhecimento, saber como agir e lidar com essas situações para que o organismo não entre em conflito causando problemas à saúde. Uma vez bem informado, o indivíduo tem condições de perceber as alterações que ocorrem em seu organismo e assim tomar as devidas providências para reverter o seu estado de estresse prejudicial.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Josiane; ZAVODINI, Sandra. Stress – Distúrbio emocional prejudicial à saúde. Psicopedagogia Online, Educação e Saúde, publicado em 07/08/2006.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/cansaco-e-estresse-sao-maiores-causas-de-falta-de-desejo-masculino.html

http://www.sitemedico.com.br/site/saude/saudedohomem/7166-ansiedade-e-estresse-intensos-sao-inimigos-da-vida-sexual

http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/estresse_prolongado_causa_envelhecimento.html

Impotencia sexual

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.