PyDev no Eclipse
Por Rafael da Silva
(crafards@gmail.com)
Nesta edição, aprenda como instalar o PyDev, uma IDE Python para Eclipse e conheça algumas de suas vantagens para desenvolvimento.

Alguns podem achar bastante cansativo e trabalhoso desenvolver um software sem a ajuda de uma IDE. Para grande projetos, onde há uma grande quantidade de código a ser manipulada, essas ferramentas de desenvolvimento são ideais.

PyDev é um plugin Python para a IDE Eclipse. Com a instalação desse plugin, ganha-se todos os benefícios de utilização do Eclipse, que vão desde refatoração, análise de código, apontando uma variável não utilizada ou indentação incorreta, até o uso do Debugger.

O plugin permite a utilização do Python tradicional; Jython, que é uma implementação Python capaz de rodar na JVM, possibilitando unir código Python e Java; e IronPython, que é uma implementação C# de Python.

Confira um passo a passo da instalação do PyDev no Eclipse. A versão utilizada foi a 4.3, mas as instruções são válidas para a versão 3.5(Galileo) em diante.

Com o Eclipse aberto, clique na opção Install New Software, no menu Help.

Então clique no botão Add e preencha a janela passando http://pydev.org/updates no campo de Location.

Marque a opção PyDev e desmarque a opção ‘Contact all update sites during install to find required software’ e clique em Next, leia e aceite os termos de contrato e clique em Finish.

Será exibida uma tela mostrando o progresso de instalação do plugin:

Durante a instalação pode ser necessário aceitar o certificado da Brainwy Software.

Depois de reiniciar o Eclipse para que as modificações tenham efeito, será necessário configurar o interpretador de Python. Vá até Window > Preferences > PyDev > Interpreter – Python. Clique em Auto Config e o lugar onde Python está instalado será automaticamente apontado, ou insira manualmente apontando o executável de Python.

Feito isso, vamos começar criando um novo projeto seguindo File > New > PyDev Project

Será apresentada uma caixa trocando a perspectiva da IDE para a do PyDev. Crie um novo arquivo, com extensão .py e escreva algumas linhas de código.

Depois é só executar :

Também é possível debugar utilizando o mesmo procedimento feito no Eclipse, sendo possível visualizar as variáveis do sistema.

A utilização do PyDev acoplado ao Eclipse oferece um suporte que inclui a maioria dos recursos do Eclipse, agilizando o processo de desenvolvimento de software e deixando o programador mais confortável. PyDev é uma ótima dica para grandes projetos em Python

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.