História da Computação Segunda Parte
Por Leonardo Alves
(leonardo.santos@ccc.ufcg.edu.br)
Após uma pausa no ano 2001, vamos retomar nossa viagem partindo de encontro ao Estouro da Bolha da Internet indo até o início da década de 1990.


Estouro da Bolha.

Estamos agora no ano 2000 e, antes de continuar nossa viagem, vamos ver alguns fatos ocorridos na final da década de 1990, para que possamos compreender o que, afinal, foi o estouro da bolha e o que ele trouxe para o mundo da computação. Nesse período, a internet ganhou o seu auge e surgiu um novo conceito de empresas, as chamadas empresas pontocom. Essas empresas foram muito bem vistas e começaram a aquecer a economia de tal forma que revolucionaram a Nasdaq. Algumas empresas pontocom chegaram a ter mais de 300% de valorização em um único mês. Com isso, muitas empresas viram uma forma de aumentar demasiadamente os seus lucros, proporcionando o surgimento de muitas outras.

Essas empresas tiveram tantos investimentos que começaram a valer mais do que elas poderiam produzir e isso causou uma crise catastrófica no ano 2000. Os investidores não conseguiram suportar e começaram a perceber a deficiência que suas empresas estavam tendo (como o fato de suas ações valerem mais do que poderiam produzir) e a "bolha" econômica que tinha sido criado em volta delas. Com isso, eles começaram a retirar os seus investimentos e aplicar em outras áreas da economia, de tal forma que em meses a maior parte das empresas decretou estado de falência e o Vale do Silício (área de maior destaque das empresas pontocom) se calou por quase uma década.

Mas, nem tudo foi lástimas. Algumas empresas, vendo os riscos que corriam, começaram a criar um estilo próprio de gerência e, com o estouro da bolha, embora tenham sido bastante afetadas, não decretaram falência e cresceram, sendo destaques até hoje, como, por exemplo, Google, Yahoo e, aqui no Brasil, Terra. A forma como essas empresas eram gerenciadas fez tanto sucesso que, hoje, os seus métodos são utilizados por muitas empresas, mesmo que não sejam da área de TI (Tecnologia da Informação). Mesmo com esses casos de grande sucesso, o estouro bolha fez com que a economia mundial visse com maus olhos as empresas pontocom até metade da década.

Saindo do ano 2000 e de suas crises, vamos agora entrar de vez na década de 1990, uma década de grandes marcas e conquistas. Começamos com o ano de 1999, ano em que os usuários linux ultrapassam os 10 milhões. Em 1998, foi a vez da Microsoft que lançou o Windows 98, vindo com suporte a recursos para a internet, como o Internet Explorer 4 e o Outlook (gerenciador de email default), melhor suporte para a conexão em rede e alguns programas para a edição de páginas web, como o Microsoft FrontPage, Personal Web Server e o Web Publishing Wizard. Nesse mesmo ano, a Intel lança o processador Pentium II 333 MHz.

IBM Deep Blue

Um ano antes, um computador supera um humano em uma atividade até antes impossível para máquinas: o IBM Deep Blue venceu o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov em um jogo. Em 1997, outro marco: foi lançado o Netscape 2.0 primeiro navegador a suportar o Java Script, o que mais tarde se tornou um padrão para os navegadores.

Toy Story

Vamos agora ao ano de 1995, ano de quatro importantes fatos. O primeiro foi a criação do Filme Toy Story que revolucionou completamente a história da computação gráfica e do cinema. Esse foi o primeiro filme de longa metragem criado completamente com recursos computacionais. Por conta dele, as ações da Pixar - empresa que criou o filme, juntamente com a Disney - aumentaram exponencialmente. O segundo fato importante foi a criação do Microsoft Windows 95, a versão mais estável do SO (Sistema Operacional), baseado no Windows NT. O Windows 95 trazia em seu interior o MS-DOS, vindo com o objetivo de unir todos os usuários de sua plataforma e introduziu detalhes na interface que são usadas até hoje, como, por exemplo, a barra de ferramentas inferior e o botão iniciar.

O terceiro fato importante foi a criação da linguagem de programação Java que possibilita a criação de programas independentes de plataformas, tendo como primeiro applet o "Duke". E o quarto fato, não menos importante, 1995 foi o ano em que os brasileiros puderam ter acesso à rede longe dos muros acadêmicos. Nesse ano, o governo permitiu o uso comercial e a criação de provedores de acesso; com isso, foram criados o primeiro jornal Online, o "Jornal do Brasil", e o Bradesco criou seu sistema na rede.

Java

Estamos agora nos aproximando de nosso ponto de parada, estamos no ano de 1994, ano do surgimento da fundação Netscape e de seu primeiro browser, o que possibilitou que um número maior de usuários utilizasse a rede. Em 1993, foi criada uma interface gráfica para o uso na internet, chamada NCSA Mosaic. Em 1992, foi o ano da primeira transmissão do áudio Multicast M-bone pela Net e do lançamento do Windows 3.1.

Enfim, chegamos ao nosso ponto de parada no ano de 1991, ano em que a IBM, Motorola e Apple se uniram para a criação da família de processadores PowerPC (que significa Power Optimization With Enhanced RISC - Performance Computing). No próximo mês, abordaremos a década de 1980.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.