Android, o SO do momento
Por Jeymisson Oliveira
(jeymisson.oliveira@ccc.ufcg.edu.br)
Android é um sistema operacional portátil desenvolvido para dispositivos móveis, como aparelhos celulares e tablets. Rodando sobre o kernel do Linux, e permitindo aos desenvolvedores escrever aplicativos em Java, possui atualmente mais de 250 mil aplicações disponíveis.



Android OS

Em julho de 2005, a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, Califórnia, USA. Conduzida por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma para telefone móvel baseada em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

Em novembro de 2007, foi formada a Open Handset Alliance (OHA), com 65 membros, incluindo fabricantes de celulares, desenvolvedores de software, empresas de telefonia e fabricantes de chips. O principal objetivo da OHA é: criar padrões livres para dispositivos móveis e, assim, reduzir as despesas com software. Ainda em novembro de 2007, a Google, sob a Open Handset Alliance, anuncia o Android OS.

Em 21 de outubro de 2008, o Android se torna Open Source, com seu código publicado como AOSP (Android Open Source Project). A partir daí, o desenvolvimento para Android começou a ascender e as pessoas começaram a ver seu potencial.

Atualmente, o Android é uma das plataformas mais populares entre os smartphones do mundo. Sua loja de aplicativos online, a Android Market, em que os usuários podem procurar, ver informações e comprar aplicativos feitos por desenvolvedores independentes. A loja online possui mais de 250 mil aplicativos dos mais diversos tipos, como jogos, navegadores, aplicativos multimídia, organizadores de tarefas e até leitores de código de barras.



Aplicativos

Android Market

Desenvolver para Android é muito simples e poderoso. Utiliza-se a linguagem Java em cima da máquina virtual Dalvik para criar aplicativos. O Android oferece acesso a recursos avançados a todas as capacidades do dispositivo, como GPS, multitouch, câmera, sensores, 3D e os aplicativos nativos.

Existem milhares de aplicativos para Android, alguns gratuitos outros que podem ser comprados na Android Market. Para publicar seus aplicativos na loja online, você precisa ter uma conta Google, acessar esse endereço https://market.android.com/publish/signup e completar três passos necessários, criar um perfil de desenvolvedor, pagar uma taxa de registro (US$ 25,00) com cartão de crédito (usando o Google Checkout) e concordar com o Contrato de distribuição do desenvolvedor do Android Market. Alguns aplicativos interessantes são:



gTasks

gTasks

O gTasks é um organizador de tarefas de contas relacionadas ao Google. Com o aplicativo, é possível sincronizar todas as informações das contas Google e compartilhar informações por meio do Gmail, Docs e outros serviços. O aplicativo é gratuito.





Google Goggles

Google Goggles

Desenvolvido pelo Google, o Goggles é um aplicativo de realidade aumentada que faz buscas a partir de imagens capturadas pela câmera do aparelho. O aplicativo identifica quadros, logotipos, entre outras imagens. Um dos mais baixados na Android Market, o aplicativo é gratuito.





BeamReader



BeamReader

O BeamReader é um aplicativo que facilita a leitura de arquivos com extensão PDF. Os recursos do aplicativo permitem zoom a partir do movimento de pinça (Pinch-to-zoom), ler na horizontal ou na vertical, pesquisar informações no texto, criptografar e inserir senhas nos arquivos. O aplicativo custa R$ 15,60 e está disponível na Android Market.



Android x86

Android no PC

O Android x86 é uma novidade para quem não possui um smartphone ou um tablet com Android e, mesmo assim, gostaria de conferir esse sistema operacional, ou até mesmo para aqueles que já possuem o seu ‘robozinho’ rodando em algum móbile, mas, ainda assim, gostariam de conferir seu desempenho em um PC. Pode ser obtido gratuitamente no endereço http://android-x86.googlecode.com/files/android-x86-2.2-generic.iso e pode rodar a partir do CD, ou ser instalado no seu HD.

O SO é parecido com o que temos nos smartphones, a diferença é que agora está no seu computador e você poderá utilizar o teclado e o mouse para interagir.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.