Forense Digital
Por Thiago Almeida
(thiago.medeiros@ccc.ufcg.edu.br)
É evidente que a informática faz parte do nosso dia-a-dia, seja nas transações bancárias, comerciais ou interpessoais. Se, por um lado, tem-se inúmeros benefícios, por outro, aumentaram, na mesma proporção, os crimes utilizando a internet. Os peritos também se ocupam de encontrar provas para crimes offline. “Eles deixam vestígios mais rápido na internet que fora dela”, diz o especialista em direito digital, Eduardo Kruel. Para auxiliar nos casos de fraude usando os meios eletrônicos está o Forense digital.

A ciência forense é um elemento crucial para o sistema judicial moderno. Um cientista forense trabalha para descobrir provas e apresentá-las para os tribunais, buscando ajudar na resolução de casos com provas juridicamente aceitáveis. Para chegar a alguma conclusão sobre um caso, o cientista forense aplica vários métodos e princípios científicos na investigação de casos criminais.

crimes pela internet, 06 de dezembro de 2010

No contexto eletrônico, todos os dias lidamos com transações eletrônicas, de compra a declaração de imposto de renda, de modo que muitos sistemas tendem a se tornar informatizados. No entanto essa facilidade também trás consigo uma parcela criminosa de pessoas que se aproveitam do contexto para aplicar golpes. O trabalho do Forense Digital ou Perito Digital se dá por realizar inspeções em sistemas computacionais e suas informações para evidenciar ou suportar a evidência de crimes, sendo, portanto, um cientista forense para crimes eletrônicos. O Forense Digital necessita de conhecimento especializado como em redes de computadores, sistemas operacionais e criptografia, conhecimentos em outras áreas vem com o trabalho e o ramo da pericia que vai seguir, tomando um nível de abrangência desde a coleta de dados até a elaboração de provas concretas.

crimes digitais - 04/2012

A formação de um perito Digital mescla a formação jurídica com a tecnologia da informação, sendo possível atuar tanto na área pública quanto privada. Na área pública, a tarefa de um perito Digital é auxiliar em juízo com as provas encontradas em suas inspeções a decisão de juízes e delegacias. Já na área privada, os profissionais normalmente integram equipes compostas por profissionais da área jurídica e técnica, de nível estratégico, relacionados com o time de resposta a incidentes de empresas do ramo de cartões de crédito, bancos, setores de fraude, auditoria, telefonia, telecomunicações, praticamente todos os ramos necessitam de profissionais com este perfil.

Rastreamento - 04/2012

Os salários várias de acordo com o tempo e o orgão de contratação. No setor privador, um Forense junior gira em torno dos R$ 2.500,00. Já na iniciativa pública, o salário inicial de um Forense está perto dos R$ 14 mil reais, Segundo ultimo edital públicado pela policia federal[2011].

Embora existam possibilidades de trabalho para o Forense Digital no setor privado, a grande demanda vem do lado governamental. O perfil de trabalho é cansativo e trabalhar sob pressão é quase inevitável para essa profissão, pois outras partes dependem da precisão e confiabilidade de seus resultados. No entanto, cansaço e pressão estão presentes em quase todas as profissões. A vantagem do trabalho do forense é o retorno positivo e imediato para a sociedade em grande escala visto que os crimes cibernéticos atingem muitas pessoas e ao mesmo tempo.

Referencias:

http://www.grupotreinar.com.br/media/48351/descritivo%20detalhado%20do%20curso%20forense%20computacional_v0.pdf

http://www.jagranjosh.com/careers/forensic-science-1286624513-1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forense_computaciona

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.