Breve resumo da história do Mac OS - Sistema operacional dos computadores Macintosh
Por Caio Paes
(caio.paes@ccc.ufcg.edu.br)
O Mac OS é o sistema operacional para computadores da Apple. Confira um pouco da história de seu surgimento e acontecimentos que fizeram a história desse SO, desde o primeiro Macintosh (1984) até a volta de Jobs à Apple e o Mac OS X Moutain Lion.

O Mac OS é o sistema operacional dos computadores da linha Macintosh, da Apple. O seu surgimento ocorreu em 1984, junto ao lançamento do primeiro Macintosh. Esse computador tinha 128 KB de RAM e processadores da família 68000 da Motorola. Inicialmente, o seu sistema operacional era chamado apenas de System.

System 1.

O System era modificado a cada versão do Macintosh com pequenas melhorias. Assim seguiu até 1988, com o System 6. Em 1991, a Apple lançou o System 7, considerado uma versão com várias mudanças. Entre elas, estão o uso de cores, multitarefa como parte integrante do sistema, introdução da linguagem Apple Script e Drag & Drop de arquivos. Outro avanço notável do sistema operacional surgiu em 1994, quando a Apple começou a adotar o uso de processadores PowerPC da IBM, que permitiram maior processamento pelo SO e pelos programas, e também começou a permitir a criação de clones da sua arquitetura por outros fabricantes. A partir da versão 7.6, o nome Mac OS começou a ser adotado.

O Mac OS é conhecido por ser o sistema operacional a popularizar o uso da interface gráfica. Na fase inicial, após o lançamento dessa forma de interagir com a máquina, esse tipo de sistema teve pouca aceitação por desenvolvedores, que estavam acostumados com o uso de terminais de linha de comando para executar seus programas. Após a popularização da interface gráfica e o surgimento de bibliotecas com mais possibilidades de criação e recursos mais poderosos, o uso da interface gráfica tornou-se o caminho principal de desenvolvimento de programas para computadores pessoais.

Steve Jobs em foto promocional da NeXT.

Após alguns anos da adoção do Mac OS como sistema operacional dos computadores da Apple, a versão 9 do sistema estava lançada. Alguns anos antes, Steve Jobs tinha sido demitido da empresa e tinha iniciado a NeXT. Essa empresa tinha como objetivo o desenvolvimento de computadores com muito poder de processamento, voltado ao mercado de instituições de ensino e pesquisa. Aliado ao desenvolvimento do hardware desses computadores, a NeXT desenvolveu o seu próprio sistema operacional, o NeXTStep. Ele era baseado num micronúcleo Mach e no sistema Unix FreeBSD.

Nessa época, a Apple enfrentava problemas financeiros decorrentes da diminuição do uso do Mac OS e do aumento da parcela de mercado da Microsoft e, como saída, decidiu apostar suas fichas no lançamento de uma versão totalmente melhorada do Mac OS. Esse foi o motivo da volta de Jobs à Apple. Com a aquisição do NeXTStep pela Apple, Jobs voltava à empresa e, posteriormente, retomaria o cargo de CEO.

A partir dos pontos fortes do NeXTStep, como estabilidade do Unix, linguagem orientada a objetos (Objective C), que facilitava o desenvolvimento de aplicações, e a disponibilidade de kits de desenvolvimento refinados, juntamente com a agradável interface gráfica do Mac OS, surgia então o Mac OS X (pronuncia-se OS Ten).

Interface gráfica Aqua.

O Mac OS X lançou um novo tipo de interface gráfica, a Aqua. Além das mudanças quanto ao processamento e gerenciamento do SO, essa foi a mudança mais notável pelos usuários leigos. Esse estilo de interface gráfica é marcado pelo uso de bordas arredondadas, cores translúcidas, sombreamentos e reflexos nas texturas, dentre outros detalhes de design.

O Mac OS X é o sistema operacional dos computadores da Apple e está na sua versão 10.7. As suas versões são apelidadas por nomes de felinos. Veja, a seguir, os nomes das versões, da versão 10.0 até a próxima versão (já anunciada para ser lançada no meio deste ano), a 10.8:

  • Mac OS X v10.0 - Cheetah;
  • Mac OS X v10.1 - Puma;
  • Mac OS X v10.2 - Jaguar;
  • Mac OS X v10.3 - Panther;
  • Mac OS X v10.4 - Tiger;
  • Mac OS X v10.5 - Leopard;
  • Mac OS X v10.6 - Snow Leopard;
  • Mac OS X v10.7 - Lion - versão atual;
  • Mac OS X v10.8 - Mountain Lion;

O Mac OS X Lion e Moutain Lion têm sido direcionados para dar ao usuário uma experiência gráfica e de usabilidade mais similar a do sistema operacional iOS, do iPhone, iPod Touch e iPad. O uso de comandos com múltiplos toques (multi touch) e navegação mais intuitiva entre os aplicativos são características notáveis do Mac OS X.

Mac OS X Mountain Lion.

O lançamento da próxima versão do Mac OS X foi anunciado no site da Apple e tem previsão para ocorrer no verão do hemisfério norte. A data da keynote (eventos tradicionais de apresentação de produtos da Apple) ainda não foi definida. Como novidades, aparecem as funcionalidades de integração de arquivos entre Mac e os demais dispositivos da maçã, por meio do iCloud, além de adição da central de notificações, existente no iOS, e outras funcionalidades, visando a maior integração com os outros produtos da plataforma.

Além das novidades voltadas à usabilidade e maior integração com o iPad, o Mac OS X Mountain Lion traz uma novidade quanto à segurança. Os usuários poderão indicar o nível de permissão que desejam para a instalação de novos aplicativos. Estes poderão ser obtidos de qualquer local, ou somente com uma identificação do desenvolvedor associada, ou então da forma mais segura, baixados apenas pela Mac App Store.

O Mac OS X executa em computadores Macintosh e é obtido na compra do computador. A versão atual, o Mac OS X Lion, é disponibilizada somente via download na Mac App Store. Assim, os usuários com versões anteriores puderam efetuar o upgrade do seu sistema operacional. Provavelmente, essa será uma tendência para as próximas versões. Aos usuários do Mac OS, fica a expectativa para o lançamento do Mountain Lion e a curiosidade quanto ao nome da futura versão 10.9. Alguém tem algum palpite.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.