Educação rompendo barreiras com a Computação
Por José Iago Pereira Araújo
(jose.araujo@ccc.ufcg.edu.br)
Conheça um pouco sobre uma modalidade de ensino que vem crescendo bastante nos últimos anos, com o auxílio da computação, e adotada por várias instituições de todo o mundo. Veja também como as ferramentas computacionais têm contribuído para esse crescimento.

A Educação a Distância (EAD) cresceu bastante nos últimos anos e a tendência é que cresça ainda mais nos que virão. Fatores como desenvolvimento dos meios de comunicação, muitas opções de curso e facilidade de ingresso foram decisivos para que essa modalidade de ensino se fortalecesse e levasse várias pessoas para o mercado de trabalho.

Atualmente, a internet, diversas tecnologias e equipamentos propiciam o uso dessa modalidade de ensino, como notebook, televisão (doméstica e portátil), computadores pessoais, tablets etc.

Então, a EAD surgiu com o uso dessas tecnologias? Claro que não. O Ensino a Distância se baseia no fato do aluno e do professor não estarem no mesmo local, utilizando uma determinada tecnologia ou meio de comunicação para manter contato. Inicialmente, em meados do século XVIII, já havia troca de conhecimentos científicos por meio de cartas e da taquigrafia, mas apenas na metade do século XIX essa modalidade de ensino começou a ser institucionalizada.

Após a 1ª Guerra Mundial, a EAD começou a conquistar mais adeptos devido ao desenvolvimento tecnológico e à agilidade dos meios de transporte da época. Após a década de 1970, o computador começou a entrar no contexto da EAD, combinando textos, sons e imagens como uma forma alternativa de aprendizado.

O acesso cada vez maior à Internet, atrelado ao surgimento de softwares que auxiliam na administração de programas de ensino a distância, contribuem bastante para a consistência desse fato, pois aumenta a facilidade de comunicação do aluno com o professor e vários pesquisadores, o que lhe proporciona uma melhor formação educacional e social.

Os Learning Management Systems (LMS) são softwares que surgiram com o intuito de ajudar na promoção desse modelo de ensino, os quais chegam a oferecer um sistema de gestão de desempenho, com avaliações periódicas, relatórios de desempenho etc. Alguns exemplos desses softwares são listados abaixo.

- Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), baseado em Software Livre, é uma plataforma de EAD utilizada por milhões de alunos em diversos países e usado por várias universidades, a exemplo do Departamento de Matemática e Estatística (DME) da UFCG, o qual utiliza a plataforma para disponibilizar materiais de aulas e minicursos oferecidos pelo departamento;

- ATutor, um sistema Open Source muito conhecido por sua acessibilidade, muito útil para os alunos com alguma deficiência física;

- BlackBoard, utilizado em mais de 72 países, é um sistema pago, adotado por muitas instituições, como a Fundação Getúlio Vargas ( FGV), que promovem a EAD.

No Brasil, o MEC (Ministério da Educação) criou em 2005 a Universidade Aberta Brasileira (UAB), um sistema integrado por universidades públicas e institutos federais de todo o país que busca ampliar e interiorizar o acesso a cursos de nível superior por meio da educação a distância. Atualmente, 74 instituições participam da UAB.

O Sistema UAB busca oferecer, prioritariamente, cursos de formação iniciada, para professores em efetivo exercício na rede pública e que não possuem graduação, e de formação continuada para professores da educação básica. Também são metas do programa estabelecer um amplo sistema nacional de educação a distância, reduzir as desigualdades da oferta de ensino superior entre as regiões do país e buscar metodologias inovadoras em ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.

Entre as vantagens para ingressar em um curso a distância, podemos citar a combinação entre estudo e trabalho, menor custo por estudante, pedagogia inovadora, materiais didáticos já inclusos no preço e a interatividade entre alunos e professores.

No entanto, é preciso ter cautela ao procurar um curso dessa modalidade de ensino, pois existem instituições, que se preocupam em oferecer apenas o curso, mas não investem na sua qualidade. Além disso, é fundamental manter a disciplina e a organização, pois a carga de leitura é bem maior do que em cursos presenciais.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
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