Novo Potencial para o Android
Por Leonardo Alves
(leonardo.santos@ccc.ufcg.edu.br)
O sistema Android tem se mostrado muito promissor nos últimos anos e, neste ano, ele vem com uma nova cara, que é a sua portabilidade para o uso em Smart TV - a TV inteligente do futuro.
Lenovo SmartTV

Recentemente, a empresa de consultoria tecnológica IDC(International Data Corporation) publicou um relatório que mostra que a computação nas nuvens O sistema Android tem se mostrado muito promissor nos últimos anos e, neste ano, ele vem com uma nova cara, que é a sua portabilidade para o uso em Smart TV - a TV inteligente do futuro.

O sistema operacional Android foi lançado oficialmente em 22 de outubro de 2008, junto com o aparelho celular HTC Dream De lá para cá, o sistema já evoluiu bastante e , atualmente, se encontra na versão 4.0. Facilmente, o sistema ganhou o mercado e se tornou um dos mais populares sistemas operacionais para dispositivos móveis (em especial, para smartphones e tablets).

Recentemente, a empresa Lenovo começou a usufruir mais um grande potencial para esse SO, que é a sua utilização no seu mais novo modelo de TV, a Smart TV K71, que será lançada, inicialmente, no mercado chinês até o final de abril.

SmartTV

A Smart TV K71 promete muito. Ela virá com um processador dual core de 1.5 GHz e, com a versão 4.0 do sistema, também conhecida como Ice Cream Sandwich. Inicialmente, estará disponível apenas com telas de 42 polegadas, mas a Lenovo admitiu que, dependendo da aceitação do público, pretende lançá-la em outro tamanho.

Segundo a empresa, o seu televisor chegará ao mercado por 6.499 Yuan (cerca de US$ 1.029). Ao contrário de outras empresas, como a Samsung e a Apple que acreditam no grande potencial que esse tipo de tecnologia tem, ela alega que o lançamento da sua TV inteligente é apenas um teste para ver de que forma o mercado reage a esse novo conceito.

Uma vantagem que o sistema Android trouxe à TV da Lenovo foi a grande quantidade de aplicativos disponíveis para essa plataforma, fazendo com que você possa até usar a sua TV como um verdadeiro videogame, ou até mesmo como uma ferramenta de trabalho, visto a imensa quantidade de aplicativos empresarias que surge diariamente para a plataforma. A TV será compatível com os aplicativos disponíveis para celulares e para tablets. Ela também contará com um sistema de armazenamento em cloud da própria empresa, o Lenovo Cloud Storage, além da capacidade de reprodução de conteúdo em 3D, embora não venham incluídos na TV os óculos para visualização 3D.

Se depender da aceitação do público o SO Android ainda vai crescer e muito, tanto em relação ao seu uso nos mais diversos dispositivos como no avanço de seus serviços e utilitários.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.