Doenças respiratórias
Por Jéssika Renally
(jessica.rodrigues@ccc.ufcg.eu.br)
Determinadas doenças afetam especificamente os órgãos do sistema respiratório. Vamos conhecer as mais comuns, os principais sintomas e como evitá-las.

O sistema respiratório é o conjunto de órgãos do nosso corpo que tem a função de realizar as trocas gasosas necessárias ao funcionamento do corpo humano. Basicamente, esse sistema leva oxigênio às células e elimina o dióxido de carbono produzido por elas.

O sistema respiratório é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, pulmões, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Abaixo, uma figura que ilustra os órgãos do sistema respiratório.

As doenças respiratórias são aquelas que afetam algum(ns) dos órgãos que constituem o sistema respiratório. Essas doenças vão interferir no funcionamento adequado desses órgãos.

Existem vários fatores que contribuem para o aumento na incidência de doenças dessa natureza. Nas grandes cidades, por exemplo, o alto índice de monóxido e dióxido de carbono influenciam diretamente no desencadeamento dessas doenças. Além da poluição, outros fatores influenciam no surgimento ou aparecimento de doenças respiratórias, tais como: alergias provocadas por fungos e ácaros, fatores genéticos, fumo e infecções causadas por vírus.

As enfermidades do sistema respiratório mais frequentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia.

Abaixo uma breve descrição dessas doenças.

  • Bronquite Crônica

Ocorre nos brônquios, a respiração torna-se curta e os acessos de tosse são constantes.

  • Rinite Alérgica

É uma inflamação do revestimento interno das cavidades nasais oriunda de processos alérgicos, produz muco em excesso.

  • Sinusite

É uma inflamação das cavidades dos ossos da face, em que bactérias invadem as fossas nasais, podem causar dor na face e corrimento nasal mucoso (algumas vezes com pus).

  • Asma

É uma doença respiratória em que a constrição dos brônquios e a inflamação de sua mucosa impedem e/ou limitam a passagem do ar, causando dificuldade respiratória.

  • Gripe

É uma infecção do sistema respiratório. A gripe é uma doença comum e possui como principais sintomas a febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. O tratamento da gripe é feito por meio de antitérmicos e analgésicos .

  • Resfriado

O resfriado é extremamente comum e pode ser ocasionado por diversos tipos de vírus e é mais propício no inverno. Os principais sintomas são: coriza, sensação de garganta seca, febre e olhos avermelhados e, em alguns casos, lacrimejantes.

  • Enfisema

É a obstrução completa dos bronquíolos. Uma pessoa com enfisema pulmonar possui os alvéolos maiores e rígidos, sente dificuldades até para fazer atividades simples como vestir-se ou barbear-se.

  • Câncer de Pulmão

É a expansão ou transformação do tecido do pulmão em um tumor maligno. Esse tipo de câncer é o mais comum e o principal fator para o seu desencadeamento é o tabagismo, responsável por 90% dos casos. O câncer de pulmão ocorre mais em homens. Os principais sintomas são: tosse persistente, encurtamento da respiração, escarro com sangue e rouquidão.

  • Tuberculose

É transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e é a doença infecto-contagiosa que ocasiona mais mortes no Brasil. Os principais sintomas são: tosse, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito e falta de apetite. Para prevenir-se da tuberculose, deve-se evitar o convívio com pessoas doentes e só consumir leite pasteurizado ou adequadamente fervido, pois a bactéria pode estar presente no leite também. O tratamento é feito com antibióticos.

  • Pneumonia

Infecção ou inflamação pulmonar causada por diversas espécies de bactérias, fungos ou vírus. O micro-organismo se instala nos pulmões e os sintomas são: febre alta, falta de ar, dores no peito e expectoração de catarro. O tratamento é feito com antibióticos e, em casos mais sérios, com internação.

Essas são as doenças respiratórias mais comuns. Para preveni-las, existem atitudes muito simples, como limpar bem o ambiente, removendo ao máximo toda poeira; manter os lugares bem arejados; evitar uso de cortinas e carpetes; não fumar e sempre ingerir muita água.

Existem também alguns alimentos que podem ser associados à dieta pessoal para a prevenção dessas doenças. Alimentos ricos em cobre e zinco são os mais recomendados, pois atuam como anti-inflamatório, anti-infeccioso e antioxidante. Alguns alimentos ricos em zinco ou cobre são: levedura de cerveja, cogumelos, farelos, cereais integrais, marisco, abacate e ostras.

Quanto aos exercícios físicos, é necessário ter muita cautela. Um médico deve avaliar a capacidade pulmonar do paciente e, por meio disso, deve receitar a atividade que mais se encaixa no perfil desse paciente.

Enfim, essa foi apenas uma breve explanação sobre as doenças respiratórias. É necessário que as pessoas mais propensas a ter essas doenças estejam sempre em alerta e se cuidem principalmente para evitá-las quando ocorrem mudanças climáticas bruscas.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.