Gerente de Mídias Sociais
Por Thiago Almeida
(thiago.medeiros@ccc.ufcg.edu.br)
Oportunidades são muitas para uma profissão ainda desconhecida.

Gerente de mídias digitais pode ganhar até 15 mil no Brasil, diz pesquisa realizada pelo portal Olhar Digital em fevereiro de 2013.

Identificador de tendências é o que resume bem essa profissão, relativamente nova e que muitos nem sabiam que existia. A função do Gerente de Mídias Sociais gera ainda discussão na área da computação. A questão é que com essa nova vitrine de exposição chamada Rede Social, onde um número de pessoas muito grande é atingido constantemente, é preciso um profissional que saiba lidar com a internet e as diferentes midias usadas nesse contexto.

O Gerente de Mídias Sociais, mais do que ninguém, deve estar atento a tudo que acontece no meio digital, um "stalker" digital, e saber o que é proveitoso para sua empresa e o que não é. Dessa forma, tal profissional deve ter perfil em várias redes sociais, saber como atrair seguidores e como encontrar oportunidades de mercado na internet. Saber o " dialeto" da rede social também é uma habilidade que ele precisa ter para se familiarizar totalmente com a Rede.

Legenda: Gerencia de mídias sociais

Um erro comum é achar que um Gerente de Mídias é aquele cara de 18 anos que "bomba" na internet com mais de mil seguidores. Não é porque ele é popular que se encaixa no perfil. O gerente de Mídias Sociais utiliza a rede social, não importa qual, explorando estratégias de marketing e usando a linguagem adequada para promover produtos destinados ao público de interesse para seu negócio. E isso não diz respeito só à popularidade.

Portanto, o perfil de um candidato a uma vaga de Gerente de Mídia Social é de uma pessoa analítica e de gestão, que tenha conhecimento de marketing empresarial e monitoramento constante tanto do público-alvo quanto da divulgação do seu produto.

Outro incentivo a profissão é a remuneração. Por ser uma profissão relativamente nova, profissionais experientes na área é algo que ainda fica a desejar. Então, um profissional que se destaca por suas ideias e resultados acaba ganhando entre 10 e 15 mil reais diz a matéria edição do portal leiajá, deste ano.

Para a escolha da profissão leve em consideração os requisitos apontados acima, mas não descarte a possibilidade de treinamentos específicos, visto que a profissão é nova e precisa de profissionais realmente qualificados para atuar na área.

REFERÊNCIAS:

http://www.enemvirtual.com.br/as-profissoes-do-futuro/

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/gerente-de-midias-sociais-pode-ganhar-ate-r-15-mil-no-brasil/32484

http://www.leiaja.com/tecnologia/2013/profissionais-de-midias-sociais-podem-ganhar-ate-r-15-mil/

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.