Coluna do Egresso por Adriano Carolino
Por Adriano Carolino
(carolino@gmail.com)
27 de Setembro de 2013




Entrar para o PET foi uma grande surpresa para mim. Eu soube que estavam selecionando alunos para o programa e resolvi participar da seleção. No dia seguinte após a seleção entrei na sala de aula e ouvi meus colegas dizerem: “Parabéns Adriano!”, “Valeu Adriano!”. Foi então que percebi que havia passado na seleção do PET (Programa Especial de Treinamento). Acho que eu estava no meu terceiro ou quarto período na universidade. Entrei no PET no ano 2000 e permaneci por dois anos até o fim do curso. Na época a tutora era Francilene Garcia, atual diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

No PET conheci alunos de diferentes períodos que, sem dúvida, ajudaram na minha formação pessoal e profissional. Também vi alunos deixarem o PET para irem para outros projetos como PIBIC e bolsas de empresas privadas que estavam chegando na UFCG. No final do primeiro ano desde a minha entrada no PET, passamos por muitas dificuldades e nós petianos ficamos cerca de cinco meses sem receber o valor da bolsa devido a uma incerteza por parte do governo federal que não sabia se ainda iria permanecer com o programa nas universidades federais. Foi então quando os PETs de outros cursos como Engenharia Elétrica, Letras e Computação se juntaram para lutar pelos seus direitos. Fomos à Brasília à Câmara dos Deputados reivindicar a permanência do programa nas universidades federais. E o esforço deu certo! O PET continua até hoje.

A participação em diversas atividades extracurriculares é o diferencial do programa e foi o que mais me motivou a entrar para o grupo. Ministramos cursos diversos para outros alunos, organizamos eventos, entre outras atividades que não se ensinam em sala de aula. Aprendi até a montar quebra-cabeças!

O PET despertou em mim a importância de questionar e entender tudo aquilo que está ao nosso redor. Despertou em mim o valor das amizades e do conhecimento. Ainda sinto saudades daquela época. Lembranças boas que vão ficar para sempre.

Hoje sou Arquiteto de TI e líder de projetos de desenvolvimento da IBM. Ainda moro em Campina Grande e trabalho no estilo home-office. Além disso, sou consultor de negócios nas áreas de planejamento e diagnóstico empresarial do SEBRAE Paraíba.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.