Engenheiro de Testes
Por Rafael da Silva
(carlos.rafael.silva@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta edição, entenda a função de um Engenheiro de Testes em uma empresa e sua importância fundamental em uma equipe de desenvolvimento de software.

O Engenheiro de Testes é uma profissão fortemente ligada ao Teste de Software, e sua função inclui desde a criação das estratégias de testes, que serão utilizadas no produto em desenvolvimento, até a criação dos Planos de Testes, que são passos pré-definidos que o Software de Teste terá que executar, a fim de verificar os resultados esperados em cada passo.

Em linhas gerais, o teste de software é uma investigação do software durante o seu desenvolvimento, a fim de fornecer informações sobre a sua qualidade em relação ao contexto em que ele opera.

A criação de testes, realizada pelo testador de software, é um processo que permeia os princípios da Engenharia de Software, e envolve ações que vão do levantamento de requisitos até execuções do teste propriamente dito.

Um dos papéis importantes do Engenheiro de Testes é desenvolver tanto Black Box Tests como White Box Tests. Nos White Box Tests, o testador assume um ponto de vista interno ao software. Esses são os conhecidos teste de condição, teste de fluxo de dados e testes de ciclos, e buscam analisar o código fonte, enfatizando o máximo de casos de entrada possíveis. Nos Black Box Tests, o testador assume um ponto de vista externo ao software. Os testes unitários, testes de integração e teste de aceitação são tipos de teste Black Box.

Quem deseja ser um bom Engenheiro de Testes deve ter conhecimentos sólidos nas áreas de desenvolvimento de sistemas, engenharia de software, segurança da informação, gerência de projetos e qualidade de software.

O teste de software é visto como uma parcela durante o processo que assegura a qualidade do software. Normalmente, a qualidade do software pode variar significativamente dependendo do sistema utilizado. Deste modo, os Engenheiros de Teste devem sempre utilizar os atributos qualitativos de funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade previstos na ISO 9126.

O Engenheiro de Testes tem um mercado muito amplo a sua disposição, dado que tanto empresas que trabalham no setor primário quanto as que usam tecnologia de ponta necessitam de softwares para auxiliar na realização de suas tarefas operacionais. Nesse âmbito, o Engenheiro será introduzido em uma equipe de desenvolvimento e fará seu papel profissional, ajudando a melhorar a qualidade do software.

Frente às novas tecnologias, o profissional deve estar sempre bem atualizado e à frente das inovações, de forma a garantir testes eficientes e estáveis, reservando seu lugar no mercado, que é a cada dia mais concorrido.

As principais atividades do Engenheiro de Testes durante um ciclo de testes são:

• Planejar e analisar os testes;

• Criar testes segundo os padrões previstos na arquitetura desejada;

• Construir e verificar a acurácia dos testes;

• Executar os testes e analisar os resultados, para então criar novos testes.

O Engenheiro de Testes deve ter as seguintes qualificações:

• Ser detalhista, perfeccionista e metódico;

• Possuir boa comunicação e ser extrovertido, já que muitas vezes precisará se comunicar com o resto da equipe de desenvolvimento;

• Possuir raciocínio lógico e matemático apurados;

• Ser observador e planejador;

• Conhecer bem a norma ISO 9126, para não correr riscos de fugir dos modelos de qualidade padrão.

A experiência também conta bastante na profissão. O Engenheiro de Testes deve ser bastante dedicado e experiente em suas funções para garantir um bom salário.

Segundo a Info , um Analista de Testes Júnior, profissional responsável por levantar, racionalizar e especificar, junto aos usuários diretos e indiretos, os requisitos funcionais do software tem um salário médio de 2 mil reais, enquanto um Analista de Testes Pleno tem um salário médio de 3 mil e um Sênior, de 4 mil reais.

Um Arquiteto de Testes Júnior, profissional responsável por definir e manter atualizados os padrões de soluções e tecnologias que serão utilizadas durante o desenvolvimento dos testes, tem o salário médio de 3 mil reais, enquanto um Pleno tem um salário médio de 4,2 mil e um Sênior, de 5,5 mil reais.

Segundo a Indeed, um Engenheiro de Testes experiente ganha de 28 mil dólares até 89 mil dólares por ano.

Segundo a GlassDoor, um Engenheiro de Testes recebe entre 43 mil dólares até 88 mil dólares por ano.

Engenharia de Testes é, com certeza, uma excelente área profissional para pessoas perfeccionistas, que têm facilidade para detectar erros, que são curiosas e gostam de aprender a construir projetos cada vez mais complexos, baseando-se em sua técnica e imaginação.

Quem busca estabelecer-se no mercado de desenvolvimento de software e tem paixão pela área de testes, certamente se sentirá atraído por essa profissão.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.