A computação na aviação
Por Tiaraju Smaneoto
(tiarajums@gmail.com)
O incrível mundo aéreo é guiado por computadores. Desde o plano de voo à manutenção da aeronave. Saiba mais sobre um dos mais ágeis meios de transporte atuais.

A computação faz parte do cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo. Suas inúmeras aplicações fazem dela uma das ciências mais estudadas e exploradas atualmente. A indiscutível precisão e a redução significativa do tempo gasto na realização de tarefas trouxeram a computação para perto de importantes realizações, a exemplo do sistema de aviação mundial.

A quantidade de aviões que viaja pelos céus diariamente é enorme. Sejam voos internacionais ou nacionais, de carga ou domésticos e até militares. O fato é que é preciso coordenar todo esse tráfego de aeronaves diariamente para evitar possíveis tragédias.

Todo o processo de controle de voo é feito em computadores com a ajuda de equipamentos, como radares e rádios. Os radares são equipamentos que monitoram a aeronave desde o momento da decolagem até o pouso em seu destino. Toda aeronave é equipada com um aparelho chamado Transponder, utilizado para transmitir sinais entre essa e as torres de controle de voo. Os radares, que são distribuídos em locais estratégicos de modo a cobrir todo o espaço aéreo local, transmitem informações, como altitude, velocidade, condições climáticas, entre outras, que facilitam o voo.

Toda informação captada pelos radares é transmitida e processada em softwares. O software é responsável por traçar o plano de voo, facilitar a visualização mostrando o posicionamento das aeronaves e indicar a melhor rota, velocidade e o tempo estimado de voo, além das condições mecânicas da aeronave.

Apesar de dispor de um sistema bem organizado de voo, baseado em softwares e controle automatizado, a aviação ainda é conservadora na adaptação de novas tecnologias. É fácil notar a razão, tendo em vista que, qualquer possível falha pode comprometer o voo de várias aeronaves e acarretar uma catástrofe aérea. Não obstante, novas tecnologias tendem a surgir e garantir algumas melhorias no tráfego aéreo.

A força aérea americana vem estudando a utilização de satélites de posicionamento global, assim como os sistemas GPS e redes digitais, possibilitando maior acerto nas previsões meteorológicas e no controle dos voos. No Brasil, as tecnologias já vêm sendo adaptadas. No aeroporto de Congonhas-SP, está sendo instalado um sistema moderno de controle de pousos e decolagens utilizando um instrumento ILS (Instrument Landing System) – conhecido como ILS-Cat1, que, além de trazer mais segurança em pousos e decolagens, também permitirá as mesmas tarefas em condições climáticas adversas, além de agregar supervisões técnicas à distância.

As medidas tomadas farão com que seja significativa a redução nas esperas por voos nos aeroportos, uma vez que não serão mais cancelados voos devido à má condição climática. A tecnologia é sempre inovada com intuito de facilitar nossa vida. A praticidade regra o Mundo, a Computação molda a praticidade.

A tecnologia é sempre inovada com intuito de facilitar nossa vida. A praticidade regra o Mundo, a Computação molda a praticidade.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.