Conheça mais sobre as atividades de ensino desempenhadas pelo PET e a Praça da Engenharia
Por Lucas Albuquerque
(lucas.ufcg@gmail.com)

Entre as atividades desempenhadas pelo grupo PET Computação, estão as atividades realizadas no âmbito do ensino. Conheça um pouco mais dessas atividades. Além disso, durante este mês, o grupo participou de mais uma rodada da Praça da Engenharia.

O Programa de Educação Tutorial é baseado nos pilares pesquisa, extensão e ensino, tendo como objetivo desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, além de contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação (MEC).

Dentre as atividades de ensino realizadas pelo grupo PET Computação da UFCG, está o auxílio no aprendizado em algumas disciplinas. Mas qual a diferença entre a monitoria e essa atividade do grupo? A diferença da atividade para a monitoria é que os petianos dedicam no máximo 8 horas semanais e não estão ligados ao programa de monitoria da universidade, pois nesse programa o aluno não pode receber bolsa de outro projeto, e por isso não é permitido receber o certificado de monitoria da UFCG. Os petianos também não podem ser considerados monitores voluntários. É importante destacar também, que os alunos do grupo são selecionados pelos professores da disciplina.

Atualmente, os petianos envolvidos nos grupos de apoio a disciplinas são: Márcio Saraiva (Banco de Dados II - segunda 14h e sexta 16h, no LSI) Caio Paes (Estrutura de Dados - segunda 14h, na sala do PET) e Igor Cruz (Cálculo II - quarta 8h e sexta 16h, na sala do PET). Essa atividade representa um “caminho de duas vias”, pois os alunos que são assistidos podem elucidar suas dúvidas, melhorando dessa forma seu rendimento, e a atividade possibilita ao petiano participar efetivamente da experiência de construção do ensino e da pesquisa na universidade.

Além dessa atividade, no mês de setembro, o grupo PET também participou de mais uma rodada do Projeto “Praça da Engenharia”. O objetivo principal do projeto é despertar em alunos do ensino médio o interesse pela área de engenharia e por outros cursos da UFCG (Ciência da Computação, Física, matemática, dentre outros) a partir de atividades permanentes entre os cursos e os alunos do ensino médio, a exemplo de evento que foi realizado no Colégio Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata). Na oportunidade, foram realizadas palestras para a divulgação dos cursos envolvidos, proporcionando um intercâmbio de experiências entre alunos e professores da UFCG e da escola. Conheça mais sobre o Projeto Praça da Engenharia aqui.

Durante o mês de setembro, o grupo PET Computação também realizará mais duas atividades no âmbito do ensino, sendo essas: CSNT (Ciclo de Seminários não Técnicos) e a publicação do cadernos de questões comentadas do POSCOMP.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.