Praça da Engenharia
PET-Computação participará do projeto Praça da Engenharia

O PET-Computação participará do projeto Praça da Engenharia, que visa uma integração da UFCG com as escolas do Ensino Médio de Campina Grande. O projeto, proposto pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e financiado pela FINEP, foi aprovado no dia 10 de janeiro de 2007 e tem prazo de execução de 2 anos a um custo de R$ 496.604,00. O coordenador do projeto é o professor Raimundo Nonato Calazans Duarte, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica.

Inicialmente, estarão envolvidas 13 unidades acadêmicas da UFCG e 9 escolas públicas, sendo 8 estaduais e 1 municipal. Juntas, as escolas possuem atualmente mais de 10.000 alunos matriculados. O objetivo principal do projeto é despertar em alunos do ensino médio o interesse pela área de engenharia através de atividades permanentes entre os cursos e os alunos do ensino médio.

Maquete da Praça da Engenharia. O prédio ficará localizado entre os blocos CB (REENGE) e CD-107

O projeto aprovado prevê a criação da Praça da Engenharia da UFCG, que será um espaço formado por uma Biblioteca, Laboratórios e uma Área de Exposição destinada à divulgação de produtos e tecnologias desenvolvidas nos cursos de engenharia da UFCG. Outro ponto importante previsto no projeto é a criação de pólos nas 9 escolas públicas de ensino médio envolvidas. Cada pólo contará com computadores e kits para ensino de ciências e física. Também são previstas a realização de oficinas e feiras interativas para a divulgação dos cursos, além da produção de material áudio-visual e produção técnico-científica, proporcionando um intercâmbio de experiências entre alunos e professores da UFCG e das escolas envolvidas.

Segundo o prof. Ricardo Cabral, vice-diretor do CCT, "a criação da Praça da Engenharia no campus Campina Grande vai permitir uma maior integração entre os cursos de engenharia e as escolas, mostrando a excelência destes cursos para alunos e professores do Ensino Médio, contribuindo para a melhoria do ensino da Física, Química, Matemática, Biologia e Informática nas escolas atendidas, e incrementando qualitativa e quantitativamente a demanda de alunos pelos cursos de Engenharia".

Por Edigley Fraga