Gerente de Projeto
Por Thiago Almeida
(thiago.medeiros@ccc.ufcg.edu.br)
A demanda por bons gerentes de projeto (project manager) cresce à medida que grande parte das estimativas feitas para projetos de software não alcançam o êxito desejado.

Com a promessa de reduzir tempo e custo das empresas na execução de projetos de software, o gerente de projeto (ou project manager, em inglês) vem ganhando espaço nas empresas que necessitam do perfil desse profissional.

A principal função do project manager é servir de ponte entre a área de TI(Tecnologia da Informação) e os stakeholders(pessoa ou organização envolvida diretamente com o resultado do projeto, ou seja, o software). Ele ainda conduz o planejamento do projeto, coordena as iterações e mantêm a equipe focada nos objetivos do projeto.

Etapas de um processo de desenvolvimento de software.

Esses gestores, tipicamente, examinam o processo de desenvolvimento em andamento e a metodologia utilizada pensando nas melhores estratégias e medidas a serem tomadas para obter o sucesso das iniciativas, gerenciando e atuando como mediadores entre TI e os processos de desenvolvimento de software.

Para exercer bem sua função, o gerente de projeto precisa desenvolver ao longo de sua carreira algumas habilidades importantes, tanto em relação à execucão de processos como gestão de pessoas. Alguns requisitos são importantes para a formação de um bom gerente de projeto, segundo Jim Lanzalotto, vice-presidente de estratégia e marketing da Yoh, uma firma de outsourcing e recrutamento:

  • Boa comunicação,
  • Capacidade de resolver problemas,
  • Facilidade de relacionamento,
  • Atuação em múltiplas tarefas,
  • Habilidade para gerenciar as expectativas dos clientes.
  • Tanta dedicação e esforço são recompensados quando observamos que esses profissionais tem uma boa remuneração. Segundo o site Semana Informatica, os salários giram em torno de 100 mil reais anuais, para um profissional com uma boa experiência de mercado.

    Para o vice-presidente da Yoh, a melhor forma do CIO(Chief Information Officer) encontrar um project manager qualificado é a partir de indicações e contatos. “Pergunte às pessoas que trabalharam em iniciativas similares se elas têm alguém para recomendar”, explica Lanzalotto. Então o que resta a fazer é executar sempre com excelência seu papel de bom profissional.

    REFERÊNCIA:

    http://cio.uol.com.br/carreira/2009/02/27/profissao-em-alta-project-manager/

    http://www.semanainformatica.xl.pt/gest%C3%A3o/562-sector-de-ti-contrata-mais-em-2012.html

    http://epf.eclipse.org/wikis/openuppt/openup_basic/roles/project_manager,_0a0o0MlgEdmt3adZL5Dmdw.html

    Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
    Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.