Benefícios da academia
Por Maria Leticia Barbosa
(maria.barbosa@ccc.ufcg.edu.br)
Deixar o corpo em boa forma é seu principal foco na academia, mas o que você não sabe é que a academia pode lhe trazer muito mais benefícios. Conheça sobre alguns desses benefícios dicas de exercícios que podem ser realizados em casa.

A procura por academias e exercícios físicos está cada vez maior entre jovens e idosos. Ainda assim, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sedentarismo tem afetado 80% da população adulta brasileira , mais do que a obesidade, hipertensão, o tabagismo, diabetes e o colesterol alto. Atualmente, muitas academias oferecem além da musculação, outros tipos de atividade física como: artes marciais, dança, natação, aulas aeróbicas, entre outros. Ou seja, cada vez tem sido mais fácil deixar de lado aquela desculpinha de que não gosta de academia; por falta de opções e versatilidade não será.

A prática de exercícios físicos faz bem ao corpo, tonifica os músculos, melhora a capacidade respiratória e a saúde do cérebro, aumenta a capacidade de interação e comunicação. Além de tudo isso, alivia o estresse acumulado no dia-a-dia, melhora de forma considerávela linguagem corporal e eleva a autoestima de qualquer pessoa.

Quem faz seu treino e sua dieta corretamente tem muito mais chances de “se livrar” de inúmeras doenças. Isso acontece porque ingerimos muito mais nutrientes em nossa alimentação (estimulo gerado pelo treino), preparando o sistema imunológico contra doenças. O treino forte é a melhor cura natural que pode existir para você sentir-se bem consigo mesmo, com seu “eu”, além de aumentar sua confiança. A academia ajuda a desenvolver a autoestima, autoconfiança deixando de lado o risco de entrar em depressão. E essa ajuda não é porque você vai ficar mais atraente fisicamente, mas o treino estimulará a produção de hormônios no seu corpo, gerando um efeito positivo para a sua mente.

  • A seguir 5 exercícios para fazer em casa:

1) Fortalecimento das pernas (agachamento):

2) Fortalecimento do abdômen (prancha):

3) Fortalecimento dos braços (flexão de cotovelo):

4) Alongamento das pernas (parte posterior de coxa):

5) Alongamento peitoral:

Continuar um treino pesado com determinação e perseverança é um desafio. Muitos desistem no meio do caminho, ou seguem o treino de forma descontinuada, com faltas, e má disciplina alimentar. Para manter corpo e mente saudáveis é necessário muita disciplina, e esta personalidade de “batalhador” você acaba levando para sua vida profissional e pessoal. Assim, você aumenta as chances de ser uma pessoa mais bem sucedida seja qual for seu objetivo.

Infelizmente a falta de orientação, equipamentos e preparo adequado tem levado muitas pessoas a se exercitarem de forma errada e/ou utilizar de métodos arriscados para conseguirem chegar aos objetivos almejados. É importante priorizar a saúde, e antes de qualquer decisão procurar profissionais aptos para orientarem os praticantes de métodos que sejam adequados e eficazes. Ser acompanhado por alguém da área que possa auxiliar na execução dos exercícios é de extrema importância para evitar lesões e preparar de forma adequada sua rotina de treino, adaptando à capacidade do seu corpo e ao objetivo desejado. Alimentar-se de forma adequada e regularmente e beber bastante água, também refletirá no rendimento e nos resultados obtidos.

Curiosidade

Sedentarismo mata tanto quanto cigarro. Pesquisa realizada pela por 33 pesquizadores de diferentes países, publicada na revista médica “The Lancet” em 2012, afirma que a falta de exercícios físicos é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama ou colorretal. Alem disso, estima-se que um terço dos adultos não tem praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Os pesquisadores afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.

No entanto, a comparação com o cigarro é contestada por alguns especialistas. Se o tabagismo e a inatividade matam o mesmo número de pessoas, a quantidade de fumantes é bem menor que a de sedentários, tornando o tabaco muito mais perigoso.

REFERÊNCIAS

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/10/metade-das-pessoas-desiste-da-academia-entre-o-3-e-5-mes-de-aula.html

http://dietasecalorias.blogspot.com.br/2007/10/exercicio-fsico-em-casa.html

http://massamuscular.blog.br/5-beneficios-que-a-academia-lhe-traz-e-voce-nao-sabia/

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.