e-Pol – DSC ajudando a Polícia Federal
Por Márcio de Carvalho Saraiva
(marcio.saraiva@ccc.ufcg.edu.com)
O projeto e-Pol teve início em 2011, no Laboratório de Práticas de Software (SPLab)/DSC/CEEI/UFCG, em parceria com o Departamento de Polícia Federal, sob coordenação dos professores Dalton Serey e Franklin Ramalho. O projeto e-Pol visa desenvolver plataforma web para o workflow de inquéritos da Polícia Federal. Conheça um pouco mais sobre o projeto na matéria deste mês.

Atualmente, o departamento da Polícia Federal encontra-se em uma fase intensiva de evolução dos seus sistemas corporativos. Tal iniciativa decorre do objetivo de modernização da gestão corporativa, atualmente em implantação, e que carece de indicadores e sistemas integrados que forneçam a condição para a administração eficiente dos recursos disponíveis. Análises foram realizadas e o diagnóstico indicou a necessidade de melhoria do processo de Polícia Judiciária.

A solução proposta para esse problema é utilizar um sistema que permita o tratamento de investigações ou casos policiais em todo o seu ciclo de vida, inclusive a fase de inquérito policial com todas as interfaces com outros órgãos públicos, como os do judiciário, por exemplo. Esse sistema é o e-Pol.

O e-Pol visa ampliar a capacidade tecnológica a serviço da inteligência e perícia policial, padronizar as mais diversas peças utilizadas durante o ciclo de vida de um processo, além de reformular o processo de investigação e inquérito policial.

O projeto é desenvolvido por duas equipes, uma no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), localizado em Natal-RN e a outra na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Laboratório de Práticas de Software (SPLab).

A equipe da UFCG é composta pelos professores Dalton Serey (ex-coordenador do curso e atual coordenador do SPLab) e Franklin Ramalho (ex-coordenador do SPLab), alguns mestrandos e graduandos do curso de Ciência da Computação (4º ao 8º período).

Nos últimos anos, o SPLab, antigo Grupo de Redes de Petri e Métodos Formais (GMF), tem se empenhado em consolidar sua atuação no Brasil e no exterior. Nesse sentido, o SPLab tem participado ativamente dos principais congressos da área, a partir da participação em comitês de programa, organização de eventos e apresentação de artigos, minicursos e tutoriais. O SPLab tem alcançado resultados acadêmicos relevantes, contribuindo para inspirar trabalhos na área, tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação. Confira na matéria O Curso mais informações sobre a história do SPLab.

Se você ficou interessado pela pesquisa e gostaria de saber mais detalhes, vá até o SPLab ou entre em contado com os professores do laboratório por meio do e-mail: Professor Franklin Ramalho (franklin@dsc.ufcg.edu.br) e Professor Dalton Serey (dalton@dsc.ufcg.edu.br).

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.