A Medicina informatizada
Por Tiaraju Smaneoto
(tiarajums@gmail.com)
Os incríveis avanços da computação na área médica e suas conseqüências. Você vive a computação.

Um exemplo próximo aplicado no Brasil foi o desenvolvimento de um software, com auxílio da computação gráfica, que busca uma representação computacional fiel, do corpo humano e de todos os seus sistemas, é o Homem Virtual (http://www.projetohomemvirtual.org.br/), projeto desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). O projeto é inédito mundialmente e tem sido de total utilidade no estudo do corpo humano. Seu sucesso se deve à junção de design digital, orientação estratégica da comunicação dinâmica e o conhecimento de médicos especialistas. O projeto atua tanto macroscopicamente, na visualização dos órgãos, por exemplo, quanto microscopicamente, como na observação da ação de alguns vírus no corpo humano.

Outra aplicação se dá em situações críticas da medicina de hoje, o transplante, principalmente de órgãos vitais. E não diferente dos demais casos, a tecnologia tem atuado significativamente nessa área. Um exemplo foi a criação de um sistema que consegue simular o sistema fisiológico humano, que garante maior tempo de vida ao órgão doado, à espera de um receptor. O Organ Care System (OCS) permite que corações continuem a bater, os pulmões respirem, rins produzam urina e fígado produza bile. O software de controle do sistema, cujo nome não foi divulgado, controla o nível de oxigenação, a temperatura, o nível adequado de nutrientes, avaliação funcional, bioquímica e metabólica. Um monitor acoplado ajuda a verificar a situação atual do órgão durante o transporte. Além de prolongar o tempo de vida de alguns órgãos, o desenvolvimento do OCS possibilita o transplante de órgãos que antes não poderiam ser transplantados devido ao tempo insuficiente.

Uma curiosidade da iteração que a informática oferece, é a formação do Ciberespaço Médico. O mesmo funciona como forma de iteração de médicos de todo o mundo, proporcionando maior troca de informação e fazendo com que os médicos se atualizem mais rapidamente. Um exemplo eficaz de sua aplicação é o banco mundial de doadores de medula óssea, que pode ser consultado pela internet. Atualmente o banco de dados contém cerca de 2,3 milhões de doadores em diversos países.

A participação tecnológica na medicina é inquestionável, os benefícios incalculáveis. A expectativa de vida tornou-se uma expressão diretamente proporcional aos avanços tecnocientíficos. Vivemos a computação. Ou será que vivemos graças à computação.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.