Outubro 2003
   

Matrícula de 2003.2
Informações sobre a matrícula deste período.

          
         Com a implantação do sistema de tutoria no Curso, algumas questões estão sendo levantadas por alguns de nós alunos. Dúvidas essas que vamos tentar esclarecê-las neste resumo sobre a matrícula entre outras informações importantes que devem ser ressaltadas.

          Para quem não está muito por dentro sobre o Sistema de Tutoria, ele foi implantado no início do corrente período (2003.1) onde os alunos passariam a ter auxílio de algum professor (o tutor) durante a sua vida acadêmica, o que seria o ideal, mas durante o tempo de graduação provavelmente teremos que mudar de tutor alguma(s) vez(es). Para maiores informações visite a página da tutoria (http://www.dsc.ufcg.edu.br/~tutoria/).

          Além de auxiliar os alunos durante o andamento do curso, o sistema de Tutoria possibilitará a agilização no ato da matrícula deles. Aqueles que têm tutor e que a sua programação de disciplinas esteja pronta na página do programa de tutoria do Curso estará dispensado de comparecer à Coordenação do Curso de Ciência da Computação para fazer matrícula. Durante a semana de matrícula, no início de cada expediente, serão processadas pela Coordenação as matrículas dos alunos que estiverem com seu plano de matrícula pronto, certificado por ele e pelo seu tutor que ele está isento de problemas como choque de horários entre disciplinas. Para a conferência de que a matrícula foi normalmente efetuada, na primeira semana de aulas, ao retornar à UFCG, o aluno receberá na Coordenação o seu Horário Individual (seu RDM) e assinará a lista de comparecimento. O aluno com tutor que não estiver com sua programação atualizada, ou aquele que não tem tutor, deverá comparecer normalmente à Coordenação no dia e turno correspondente ao seu período de ingresso para efetuar sua matrícula.
          Para não se deparar com problemas de última hora, durante sua matrícula, verifique antes seu histórico escolar, certificando-se de que suas notas foram implantadas. Cada vez que for notada a ausência da nota final de alguma disciplina o aluno deve contactar imediatamente o professor responsável pela disciplina e cobrar providências. Não encontrando o professor, procurar diretamente a Secretaria do departamento que oferece a disciplina. A Coordenação do Curso de Computação não tem gerência sobre as notas, não devendo ser procurada para esta finalidade.
          Lembrando que ausência de nota será interpretada pelo sistema como falta de pré-requisito. Isso acarreta tumulto na matrícula além da possibilidade de você perder a vaga, uma vez que terá que ficar com a matrícula para uma segunda etapa. Os tutores devem também certificar-se de que todas as notas de seus tutelados foram implantadas antes da matrícula.
          Outro grande problema é a procura por vagas, que em algumas disciplinas é maior que a oferta, causando algumas dores de cabeça, principalmente para aqueles que estão a procura dessas disciplinas "concorridas". Nestes casos a prioridade de oferta fica para os alunos que nunca se matricularam na disciplina anteriormente. Portanto, se você solicitou trancamento de matrícula em uma disciplina anteriormente, estará no final da fila de prioridades para conseguir vaga novamente nessa mesma disciplina. Quem não trancou a disciplina mas perdeu por faltas também vai para o final da fila. Quanto mais reprovações por falta e/ou trancamentos em uma mesma disciplina, menores suas chances de conseguir vaga. Quem perde a disciplina por insuficiência de nota, contudo, concorre normalmente com quem nunca se matriculou na mesma.
          Lembramos também, a todos os alunos, que a disciplina Seminários (Educação Ambiental, Educação Especial ou Direitos Humanos), que é uma disciplina de 0(zero) créditos, é obrigatória.
          É de interesse daqueles que moram fora realizar sua matrícula via procuração, para tanto é preciso certificar-se de alguns detalhes. A procuração deve ter firma reconhecida, não necessitando ser procuração pública, pois a mesma ficará arquivada na secretaria do curso. Com relação à pessoa que faz a matrícula, esta só faz uma matrícula por vez (no caso de ser uma pessoa do mesmo curso e período). Desta forma, se você vai fazer a matrícula de um colega seu, terá que voltar para o fim da fila novamente e só então receberá nova ficha para fazer sua própria matrícula. Recomenda-se que os procuradores só aceitem procurações de pessoas que deixarem escrita a proposta de matrícula, pois geralmente esse não é o caso e cada matrícula por procuração dá mais trabalho à Coordenação e toma mais tempo do que várias matrículas, como a do próprio interessado.

          Para aqueles que pensam em se matricular em estágio, é bom lembrar que o o pré-requisito da disciplina Estágio Integrado é Engenharia de Software I. Para que você possa se matricular em Estágio Integrado (Disciplina optativa de quinto período) é necessário que você esteja efetivamente no quinto período do seu curso ou em um período posterior ao quinto. Como sabemos que um aluno está no quinto período? Se você já cursou (ou obteve dispensa de) todas as disciplinas dos 4 primeiros períodos letivos, você está apto a cursar o estágio. Isso tem por finalidade resguardar os interesses do Curso no sentido de assegurar um melhor aproveitamento. O Coordenador só acatará matrícula na discipina Estágio Integrado dos alunos que, além de atenderem ao especificado anteriormente, no ato da matrícula, apresentarem o plano de estágio com visto do Supervisor Acadêmico e do Orientador na Empresa. Lembrando a todos que a disciplina tem 10 créditos e quem se matricula em estágio só poderá se matricular em mais 18 créditos.
          Para mais informações ou tirar algumas dúvidas entre em contato com a Coordenação ou a Secretaria do Curso.

Por Amanda Saraiva
 
Designer by
Danilo de Sousa