Entrevista com Claudio, um dos mais novos professores contratados do DSC.
Por Ana Luiza Motta Gomes
(ana.gomes@ccc.ufcg.edu.br)
Dando continuação à série de entrevistas com os novos professores do DSC, neste mês o professor Claudio Cavalcanti conta-nos um pouco mais sobre sua experiência acadêmica e expectativas para a docência.

Grupo PET - Olá, professor Claudio. Primeiramente, conte-nos um pouco mais sobre você.

Claudio - Olá, sou recifense, graduado em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco. Em 2005 ingressei na UFCG para fazer o mestrado e estou por aqui desde então, tendo concluído recentemente o doutorado.

Grupo PET - Como surgiu o seu interesse pela Ciência da Computação?

Claudio - Sou bem mais novo que meus irmãos. Daí, um deles, enquanto graduando de engenharia eletrônica, comprou, ao longo do curso, alguns computadores (e.g., tk-90x, msx, apple II). E eu brincava de programar nesses computadores. Como foram poucos os danos que eu produzi, achei que deveria continuar nessa área.

Grupo PET - Qual é a sua área de pesquisa?

Claudio - As áreas que tenho trabalhado são: processamento de imagens, visão computacional e computação gráfica. Em particular, tenho trabalhado com análise de imagens de documentos e com diagramação automática de álbuns fotográficos.

Grupo PET - Quais disciplinas você está ministrando agora? E quais teria disponibilidade em ministrar no futuro?

Claudio - Em 2013.2 estou ministrando introdução à computação, estruturas de dados e algoritmos e computação gráfica. No futuro também posso ministrar cursos sobre inteligência artificial (e.g., IA, RN ou algoritmos evolucionários), jogos e processamento de imagens.

Grupo PET - Já teve outras experiências como professor ou esta é a primeira? E por que escolheu esta profissão?

Claudio - Já trabalhei por 3,5 anos na UEPB e também no IFPB. A profissão de professor é bem interessante pois podemos continuar aprendendo novos assuntos e, melhor, ajudando outras pessoas a atingirem os seus objetivos. A evolução só se dá se passarmos o conhecimento adiante.

Grupo PET - Você teve alguma experiência profissional fora da universidade? Se sim, como foi?

Claudio - Tive breves experiências em Recife (em um período de 2 meses entre a conclusão da graduação e o início do mestrado) e em um internship na HP em Palo Alto. As experiências, apesar de curtas, foram boas pois me permitiram compreender melhor o nível de exigência e profissionalismo que tem o mercado e qual o tipo de produto que a ele interessa.

Grupo PET - Na sua opinião, qual é o perfil de um bom aluno?

Claudio - O aluno que vai ter sucesso na profissão é aquele que está interessado em aprender e compreender o porque das coisas e não apenas em ser aprovado nas disciplinas. Para isso, entendo que o bom aluno é aquele que está comprometido com a sua própria evolução, tendo autonomia e iniciativa para estudar assuntos mesmo que estes não sejam assunto para a prova. Claro, contando conosco que estamos aqui para motivá-lo e ajudá-lo a compreender melhor o que não ficou claro.

Grupo PET - Professor, obrigado pela entrevista. O grupo PET deseja muito sucesso!

Claudio - Eu que agradeço! Contem comigo.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.