Sistemas de Gestão de Bordas de Reservatórios
Por Maria Leticia Barbosa
(maria.barbosa@ccc.ufcg.edu.br)
Com o objetivo de disciplinar a conservação, recuperação, uso e a ocupação do entorno e das águas dos seus reservatórios, visando a manutenção e segurança dos reservatórios, os pesquisadores do departamento de computação esão desenvolvendo, no laboratório LSI, um Sistema de Informação de Bordas que auxiliará no cumprimento deste objetivo.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), sob exigências de resoluções ambientais de órgãos superiores, deve disciplinar a conservação, recuperação, uso e a ocupação do entorno e das águas dos seus reservatórios, objetivando a manutenção e segurança dos reservatórios. No entanto, a quantidade de reservatórios da Chesf e a extensão de cada um deles (alguns com extensão de 7000km), dificulta o acompanhamento e fiscalização in loco, facilitando, assim, ocupações irregulares nos entornos dos reservatórios. A figura abaixo ilustra um exemplo de construção de casas na borda de um reservatório, configurando-se como ocupação irregular.

Nesse contexto, está sendo desenvolvido o SISBordas (Sistema de Informação de Bordas), um sistema para gestão de uso e ocupação de bordas dos reservatórios da Chesf, objetivando:

  • Definição de procedimentos e identificação de áreas de propriedade da Chesf;
  • Definição de procedimentos de vigilância;
  • Definição de procedimentos imediatos para solucionar problemas relacionados às ocupações irregulares.

Para isso, o SISBordas utiliza técnicas de Geoprocessamento e de Sensoriamento Remoto, para detecção automática de ocupação das áreas do entornos dos reservatórios através de imagens de satélite. A figura abaixo ilustra a detecção de invasões (pontos em azul) no entorno de um reservatório.

O Projeto é desenvolvido no Laboratório de Sistemas de Informação (LSI/UFCG) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e sob financiamento da Chesf. O projeto é composto por 13 integrantes, dentre os quais quatro são doutores (incluindo o coordenador do projeto, o Professor Ph.D. Cláudio de Souza Baptista), dois mestres, um mestrando e seis graduandos.

Dois artigos foram recentemente submetidos ao III Encontro Nacional de Geoprocessamento para o Setor Elétrico (III Engeo), a ser ocorrido em maio deste ano, aguardando notificação sobre aceitação dos artigos.

Para mais informações sobre outros projetos do LSI ou entrar em contato com seus pesquisadores, acesse: http://lsi.dsc.ufcg.edu.br/doku.php?id=start

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.