Entrevista com Felipe Miranda, um dos mais novos bolsistas contratados pela SIGNOVE.
Por Marcos Antônio
(marcos.nascimento@ccc.ufcg.edu.br)
Dando continuação as entrevistas deste mês, o aluno da graduação Felipe Miranda conta-nos um pouco sobre sua recente experiência de ser convocado para fazer parte do time de desenvolvimento da SIGNOVE, dentre todos os outros participantes do time de capacitação da Sony Tech Center no laboratório Embedded.

Grupo PET - Olá Felipe Miranda! Inicialmente, conte-nos um pouco mais sobre você.

Felipe Miranda - Olá, sou aluno do terceiro período do curso de Ciência da Computação - UFCG, apaixonado por tecnologia e inovação. Atualmente estou num estágio na SIGNOVE, e também sou participante de um grupo de pesquisa na UEPB, o Grupo TDAC.

Grupo PET - Como surgiu o seu interesse pela Ciência da Computação?

Felipe Miranda - Meu interesse pelo curso surgiu quando possui meu primeiro computador, onde tive a curiosidade pra aprender, não somente a utilizar como um usuário comum, mas também a questionar e estudar como as coisas que utilizava foram criadas. Esse interesse solidificou-se quando ingressei no curso de Química Industrial na UEPB, por intermédio da disciplina de Introdução a Programação e mediante a participação de um grupo de pesquisa da instituição supracitada.

Grupo PET - Como você ingressou no centro de capacitação da Sony Tech Center?

Felipe Miranda - Ingressei mediante a divulgação deste projeto na lista da graduação. Foi algo novo e desafiador, pois nunca havia trabalhado em projetos desse porte, mas nada que o esforço e a ajuda dos demais integrantes do projeto resolvesse.

Grupo PET - Como funcionou a capacitação da Sony Tech Center? Conte a respeito das experiências adquiridas.

Felipe Miranda - No capacitação da Sony Tech Center tive a oportunidade de aprender um pouco de cada tecnologia presentes nos sistemas embarcados, desde a parte de hardware até Android. Participar de tal capacitação foi sem dúvida uma ótima experiência, visto que além de estudar a parte teórica, também tivemos a oportunidade de por em prática através de projetos, o que nos foi ensinado.

Grupo PET - Qual a motivação que você daria para um aluno que está interessado em ingressar nesse centro de capacitação?

Felipe Miranda - É uma ótima oportunidade, muitos do curso ainda não tiveram o contato com o ambiente de desenvolvimento, e tal projeto faz com que você aprenda novas tecnologias, gerência de projetos, trabalho em equipe. Enfim, é uma grande fonte de conhecimento para aqueles que pretendem ingressar.

Grupo PET - Como você ingressou na empresa SIGNOVE? Com o que a SIGNOVE trabalha especificamente?

Felipe Miranda - Recebi um convite de um dos professores que ministravam o treinamento de capacitação do projeto Sony Tech Center, sobre uma oportunidade de estágio na SIGNOVE. Ao ver o perfil que necessitavam para o preenchimento da vaga, me interessei pela oportunidade de trabalhar com o .NET, framework desenvolvido pela Microsoft, que por curiosidade foi meu primeiro ambiente de programação juntamente com a linguagem C#. Em termos gerais, a SIGNOVE é uma empresa que trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias na área de saúde, afim de tornar o contato das entidades envolvidas (médico, paciente, dispositivos, cuidador) mais próximas e “conectadas” afim de melhorar o relacionamento entre elas, permitindo uma acompanhamento ágil e efetivo do paciente.

Grupo PET - O que você espera dessa nova experiência? E da graduação em ciência da computação? Já pretende atuar em alguma área específica?

Felipe Miranda - Espero que além de adquirir experiência em novas áreas consiga desenvolver meu lado profissional, aprender a trabalhar em equipe, manter disciplina e responsabilidade naquilo que estou fazendo, pois é uma necessidade essencial visto que nossa área de computação requer essas e outras habilidades, que pretendo desenvolver nessa nova etapa. Sobre a graduação, pretendo obter mais conhecimento, disciplina e dedicação, que são os pilares para o desenvolvimento não somente meu mas como também de todos que desejam se tornar um bom profissional. Pretendo atuar na área de desenvolvimento, especificamente Web ou Desktop. Porém ainda sou iniciante nesse vasto mundo da computação, indicando assim que ainda tal área pode sofrer mudanças de acordo com minha evolução no curso.

Grupo PET - Felipe Miranda, obrigado pela entrevista. O grupo PET deseja muito sucesso nessa nova etapa que se inicia.

Felipe Miranda - Obrigado! Gostaria de agradecer pelo convite e pela oportunidade de compartilhar um pouco de minha experiência.

Aos interessados, a empresa SIGNOVE está situada aqui em Campina Grande na Avenida Dom Pedro II, 675 – Prata, telefone: (83) 3321-6367.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.