Administração de Redes
Por Carlos Rafael
(carlos.rafael.silva@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta edição, conheça um pouco sobre o Administrador de rede, um profissional muito valorizado dentro de uma empresa de TI e uma dos mais valorizados no mercado de trabalho.

O administrador de rede é o responsável por projetar e gerenciar o hardware e software que compõem uma rede de computadores.

Esse profissional deve estar apto tanto para a manutenção dos sistemas operacionais e dos serviços de infraestrutura de Tecnologia da Informação quanto para a manutenção do hardware envolvido na rede, como roteadores, switches, adaptadores de rede e servidores.

O administrador de rede poderá trabalhar, naturalmente, em uma empresa que possua uma rede de computadores. Como consequência, a demanda no mercado por esse profissional é muito significativa.

Frente às novas tecnologias de software e de hardware que surgem a cada dia, o profissional deve estar sempre bem atualizado e à frente das inovações tecnológicas para garantir seu lugar no mercado.

Posto isso, é sempre útil que um administrador de redes realize cursos e treinamentos na área ou ainda uma pós-graduação, o que é muito bem visto na profissão.

A seguir, algumas atividades do administrador de redes:

  • Instalar, aperfeiçoar e expandir uma rede;

  • Instalar e configurar gateways;

  • Auxiliar administradores e gerentes das subredes de uma empresa;

  • Garantir a integridade, segurança e disponibilidade da informação da rede;

  • Implementar as políticas de segurança e privacidade da empresa na rede;

Os administradores de rede devem possuir conhecimentos sólidos sobre sistemas operacionais (tanto de servidores como de usuário), segurança da informação, protocolos de rede (TCP, FTP, SSH, etc.), o que faz da pós-graduação um forte diferencial no currículo.

Quem pretende exercer a função de administrador de redes deve ter em mente as principais certificações que valorizam a profissão. As mais recomendadas, inicialmente, são a Microsoft Certified Systems Administrator (MCSA) e Cisco Certified Network Associate(CCNA). Entretanto, as certificações mais exigidas pelo mercado são as da Cisco Systems, uma empresa que fornece soluções para redes e comunicações ,mas também certifica profissionais de TI.

O administrador de redes muitas vezes é confundido com o administrador de sistemas, que é o profissional cuja função é administrar os servidores de uma empresa.

A pirâmide representa a ascensão de certificações da Cisco Systems. O caminho inicia-se pela certificação Cisco Certified Entry Networking Technician (CCENT). Passando para o nível de Associado, Profissional, Especialista e Arquiteto.

A ascensão de certificações mais exigida pelo mercado é a seguinte:

  • Cisco Certified Network Associate (CCNA)

  • Cisco Certified Design Associate (CCDA)

  • Cisco Certified Network Professional (CCNP)

  • Cisco Certified Design Professional (CCDP)

  • Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE)

Como toda profissão, a experiência é muito importante. O administrador de redes deve ser bastante versátil e dinâmico em sua função para garantir um bom salário. Segundo a pesquisa realizada pela revista INFO, da editora Abril, esse profissional, no Brasil, tem salário médio de 4,4 mil reais, sendo um administrador júnior remunerado com 3,9 mil, e um sênior, com 6,2 mil. O salário varia de acordo com a experiência, certificações e tempo no mercado.

Nos EUA, segundo uma pesquisa do indeed.com, um administrador de rede recebe em média 76 mil dólares anuais (6,3 mil por mês), sendo para um administrador júnior o salário médio de 45 mil anuais e um sênior de 90 mil anuais.

Concluímos então que o administrador de redes é uma profissão muito dinâmica, ideal para profissionais que gostam de desafios. Também bastante retável, com demanda significativa no mercado e bons salários. É definitivamente uma ótima pedida para quem é apaixonado por redes de computador.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Igor e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.