Dicas para “sobreviver” ao semestre
Por Jéssika Renally
(jessica.rodrigues@ccc.ufcg.eu.br)
O decurso da graduação ou da pós-graduação pode ser vivido de forma saudável ou não. Por isso, é importante conhecer algumas atitudes que influenciam diretamente no rendimento acadêmico.

Fazer uma graduação ou uma pós-graduação pode ser, em muitos casos, uma atividade cansativa e desgastante. É importante que o estudante tenha a percepção dessas dimensões vividas ao longo do curso, para que possa se prevenir das armadilhas que o cansaço e o desgaste podem lhe pregar.

Para tentar “sobreviver” ao semestre (graduação) ou ao trimestre (pós-graduação) letivos é importante que os alunos de graduação ou de pós-graduação cuidem não só das atividades relativas ao curso, mas também da sua saúde mental e física.

Uma das primeiras coisas que é afetada quando as aulas se iniciam é a alimentação. Os estudantes de cursos diurnos, por exemplo, tendem a fazer suas refeições na própria universidade. O problema é que essas refeições, muitas vezes, não estão de acordo com os valores nutricionais que o corpo necessita para ter um bom funcionamento.

Uma boa alimentação contém minerais, vitaminas, carboidratos, proteínas, entre outros nutrientes, além do que é extremamente importante fazer refeições a cada três horas e beber muita água diariamente. Se um estudante tem uma má alimentação, isso influência diretamente na sua disposição, há perdas consideráveis na concentração, maior propensão a dores de cabeça e até falta de memória. Para alguém que estuda o dia todo, esse comportamento terá um peso significativo no seu rendimento acadêmico.

Além de uma alimentação saudável e variada, é preciso também que o corpo esteja bem relaxado. É importante estar sempre atento à postura, fazer algum exercício físico, além de propiciar ao corpo momentos de alongamento e relaxamento. Outro ponto relevante e que influência no rendimento acadêmico é o sono. É comum que um estudante de computação durma pouco, mas as noites mal dormidas podem acarretar momentos de sonolência ao longo do dia.

Quanto às atividades da graduação e da pós-graduação, existe um conselho que é sempre útil: Não deixar as atividades se "acumularem". Como o ritmo de estudo na universidade é bastante intenso, é imprescindível uma boa organização do tempo para administrar bem o semestre ou o trimestre letivos. A escolha por deixar uma prova para reposição deve ser muito bem analisada, pois essas provas geralmente são mais difíceis e o assunto não está recente na memória do aluno.

Indiscutivelmente, a organização do horário é um dos fatores que mais implica no sucesso das atividades acadêmicas. Além disso, o assunto ministrado pelos professores deve ser revisado e estudado em casa, pois um curso universitário encaminha o estudante para uma profissão, e enquanto profissional ele deve ter domínio do assunto estudado no decorrer da graduação.

Outro ponto muito importante que deve ser observado é o lazer. Dentre as atividades semanais do aluno, deve ser reservado um tempo para a diversão, pois o emocional do ser humano acaba sendo um pouco afetado quando não se permite momentos de descontração.

Não só em um curso de graduação ou de pós-graduação, mas toda atividade exige que as pessoas estejam bem consigo mesmas para utilizarem todo seu potencial. Então, espero que fiquem algumas dicas para cada um tentar viver esse período de forma mais sadia.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Igor e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.