Geração do “GiGa”.
Por Felipe Sales
(felipe.sales@ccc.ufcg.edu.br)
Entenda o que são as “redes Gs”, suas principais características, sua evolução, o que diferencia umas das outras e conheça a nova internet 5G.

Com o avanço das tecnologias disponíveis nos celulares, fez-se necessário o avanço, em paralelo, das tecnologias de transmissão de dados, pois a necessidade de se locomover e permanecer conectado virou uma tendência do mundo moderno. Primeiramente, é preciso entender o significado da sigla “número” + “G”: o número serve pra indicar qual e o “G”, a geração, logo ”3G” significa “terceira geração”. Sendo assim, cada geração é um padrão diferente de tecnologia móvel que tem as suas peculiaridades, mas em geral a principal mudança é o aumento na capacidade de transmissão de dados.

Fazendo um breve histórico sobre a evolução da tecnologia de telecomunicação móvel, temos que:

Por último temos a rede 5G, que é centenas de vezes mais rápida que a 4G, números comprovados por testes realizados, no Japão, pela empresa de telefonia móvel NTT DOCOMO em dezembro de 2012, tendo obtido velocidades de até 10 Gbps, para estações móveis (mais informações sobre os testes, clique aqui. Com toda essa velocidade é possível baixar filmes com alta qualidade em poucos segundos. De acordo com os pesquisadores de um projeto realizado pela parceria entre o governo do Reino Unido e empresas globais do setor de telecomunicações (Fujitsu, Huawei, Rohde-Schwarz, Internacional VIACOM, Samsung e Telefônica Europa), que visa o desenvolvimento da quinta geração de internet móvel, o objetivo não é tão somente aumentar a velocidade, mas sim proporcionar uma maior fluidez aos usuários ao navegar.

Carro usado para fazer os testes móveis.”

Só nos resta esperar essa tecnologia chegar no mercado, o que deve levar cerca de 10 anos para que os primeiros celulares com essa tecnologia comecem a ser vendidos no Reino Unido, segundo o engenheiro de comunicações Mike Short, presidente da Institution of Engineering and Technology (Instituição de Engenharia e Tecnologia) e vice-presidente de assuntos públicos da Telefónica Europa, umas das empresas financiadoras do projeto 5G

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.