Agenda - Junho/Julho 2013
Por Isabelly Cavalcante
(isabelly.cavalcante@ccc.ufcg.edu.br)
O XII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software e a II Semana Acadêmica são os eventos de destaque na Agenda Científica. Na Cultura, o destaque vai para o 18º Salão de Artesanato da Paraíba.



Agenda Científica


01/07 a 05/07 - XII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS)

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software. O SBQS também favorece o intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome, e entre indústria e usuários sobre o estado atual e tendências, em termos de métodos, técnicas, ferramentas de software e experiências práticas da área de Qualidade de Software.

O Simpósio acontecerá nos dias 01 a 05 de julho. Esse ano, o XII SBQS será realizado, pela primeira vez, em Salvador, coordenado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o apoio da Universidade Salvador (UNIFACS). O evento ocorrerá no Bahia Othon Palace, localizado em uma importante área da capital soteropolitana e palco de grandes eventos culturais e científicos.

A programação do SBQS 2013 conta com: apresentação de palestrantes convidados do exterior, apresentação dos trabalhos selecionados – artigos técnicos e relatos de experiência, Encontro da Qualidade e Produtividade em Software (EQPS), diversos workshops e minicursos relacionados a diferentes aspectos de qualidade de software, entre outros.



03/07 a 06/07 – Workshop Internacional de Software Livre (WSL)

O Workshop Internacional de Software Livre (WSL) é um evento científico que se realiza no âmbito do Fórum Internacional de Software Livre (FISL). Desde 2000, o FISL é organizado por ativistas de Software Livre, em Porto Alegre, no Brasil, e representa um dos maiores e mais importantes conferências de software livre no mundo.

O WSL recebe artigos de diferentes tradições disciplinares, oferecendo a oportunidade para professores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais, apresentarem e discutirem suas pesquisas. Tais pesquisas são desenvolvidas em centros de pesquisa, empresas ou universidades que desenvolvem, usam, e / ou refletem criticamente sobre FOSS(Free and Open Source Software) em seus aspectos técnicos, legais, socioeconômicos e culturais.



08/07 a 12/07 – Semana Acadêmica

Nesse mês de julho, a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estará promovendo a II Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação da UFCG. É um evento institucional que visa reunir discentes, docentes e a comunidade em geral em torno de atividades científicas e culturais.

Seus principais objetivos incluem conhecer, de forma geral, o que a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG está produzindo, adquirir novos conhecimentos, interagir com os colegas de curso e também se divertir. A programação do evento contará com palestras, apresentações de projetos de pesquisa, minicursos, maratonas de programação, entre outras atividades. O evento acontecerá no Centro de Extensão José Farias Nóbrega e acontecerá dos dias 08 a 12 de julho. Para mais informações acesse o site ou entre em contato: massoni@dsc.ufcg.edu.br ou pet@computação.ufcg.edu.br.



Agenda Cultural


07/06 a 30/06 – Continua aberto o 18º Salão de Artesanato da Paraíba

Desde a abertura do Maior São João do Mundo, o 18º Salão do Artesanato da Paraíba está de portas abertas para o público. Com o tema “A Arte no Couro”, a proposta é homenagear os seleiros de todo o Estado, criar oportunidades de negócios e promover a história, tradição e a cultura paraibana.

No local, cerca de 700 expositores, representantes de 4.250 associações de 128 municípios paraibanos, estão mostrando sua arte aos visitantes de vários estados do Brasil e do mundo. Arte essa que muitos deles aprenderam com os pais e agora estão tendo uma grande oportunidade de expor seus produtos que já possuem visibilidade nacional.

Os artesãos vão apresentar diversas tipologias em trabalhos produzidos em peças de fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura e habilidades manuais. Toda a ambientação do Salão foi planejada dentro do tema escolhido e as peças produzidas estarão expostas no projeto arquitetônico de Gustavo Vaz e Carolina Gomes. Além do artesanato, o visitante vai poder conferir uma diversidade em produtos no universo do couro como gibão de vaqueiro completo, selas, sapatos, sandálias, bolsas, carteiras, cintos, chapéus e miudezas como chaveiros.

O horário de funcionamento do Salão de Artesanato da Paraíba está sendo das 15h às 22h (desde o dia 8 até o dia 28 de junho), exceto nos dias 22, 23, 29 e 30 quando o horário será das 11h às 22h. O salão fica localizado na Av. Prefeito Severino Bezerra Cabral, bairro do Catolé, na antiga Candesa. A entrada é gratuita. O evento tem como parceiros o Sebrae-PB, Prefeitura Municipal de Campina Grande e a Água Mineral Platina.



18/06 a 18/07 – Aberta a Exposição “1/3 de Cor” no Museu Assis Chateaubriand (MAC-UEPB)

A partir de 18 de junho, às 20h, será aberta a exposição 1/3(um terço) de Cor, no Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Flaw Mendes, Alex Melo e Fábio de Brito se unem no intuito de trazer sua arte, onde as poéticas peculiares a cada um, “engenho e colecionador de horizontes”, “cores da minha vida” e “lugares subversivos”, estarão respectivamente unidas para impressionar os que forem prestigiar a exposição.

Na mistura literatura/artes plásticas, Flaw Mendes, traz, por meio de representações, a Realidade x Ficção em traduções artísticas. Assim, metáforas, literatura e alguns outros elementos, revelam-se como horizontes a serem tateados pelos olhos e lançados ao sentir da mente. Para galgar a metáfora exposta, o artista buscou inspiração no livro “Menino de engenho”.

O trabalho de Alex remete aos clássicos da literatura, como Dom Quixote, de Cervantes, aos ícones da cultura popular, a exemplo de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, e também a obras como Os Retirantes, de Portinari. Para o artista Fábio de Brito, a identidade nordestina é o ponto de partida e o lugar comum em todas as suas obras. Nelas, um encontro de signos físicos e visuais diferentes entre si põe em cheque as normatizações simbólicas e culturais dos lugares e dos objetos, e só a partir das conexões possíveis, exercidas, é que as obras ganharão seus significados distintos, e quem sabe, subversivos. A exposição fica aberta de 18 de junho a18 de julho nos horários de visitação do museu.



21/06 a 30/06 - São João de João Pessoa

Esse ano o São João de João Pessoa, cujo tema é “São João Pra Valer” começará no dia 21 de junho e terá nove dias de atrações.

Contando com participações de nada mais, nada menos que Gilberto Gil para abrir o São João da capital. Ele se apresentará no Porto de Cem Réis, no centro da cidade. Além disso, haverá também a descentralização dos polos para outros quatro bairros e também na feirinha de Tambaú. A programação está repleta de boas atrações, inclusive, com muito forró como deve ser.




Aproveite esse período da melhor forma possível.

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.