Alan Turing, o pai da computação
Por Mayza Nunes
(mayza.farias@ccc.ufcg.edu.br)
Este é um ano bastante especial para todas as pessoas ligadas à área da Informática, pois completa-se o centenário do nascimento do pai da computação, o importante Alan Turing. Conheça um pouco da sua história.




Alan Turing.

No dia 23 de junho de 1912, nasceu Alan Mathison Turing, em Londres. O segundo e último filho de Julius Mathison e Ethel Sara Turing. Alan e seu irmão, John, tiveram uma infância rígida e estudaram em várias escolas inglesas.

Alan e o irmão John.

Em 1926, Alan Turing foi estudar em Sherborne School, uma escola pública localizada em Sherborne, no sudoeste da Inglaterra, onde estudou até 1931. Ano este em que foi para a universidade Kings College, em Cambridge, Inglaterra. Foi lá onde ele começou a se interessar por problemas de lógica matemática e ganhou prêmios por seus trabalhos sobre teoria da probabilidade. Ainda em 1931, Turing se deparou com o problema de incompletude da matemática: a existência de afirmações verdadeiras sobre números que não puderam ser provadas formalmente por meio das regras estabelecidas de dedução.

Kings College.

Foi então que Turing analisou o problema e procurou uma resposta para a seguinte pergunta: “Poderia existir um processo pelo qual fosse possivel computar qualquer coisa?” Turing imaginara algo feito mecanicamente, uma máquina capaz de executar precisamente determinadas operações. Em 1936, a ideia da Máquina de Turing estava pronta e consistia em uma fita de papel potencialmente infinita, na qual estava escrito um número finito de símbolos (por exemplo, símbolos binários) e um scanner que se movia para trás e para frente ao longo da fita, lendo símbolo por símbolo. Porém, a ideia de Turing só tomou corpo 9 anos depois, quando a máquina pôde tomar forma eletrônica e ser testada. O princípio da Máquina de Turing se tornou fundamento da teoria moderna da computação; uma máquina que pode modelar qualquer tarefa bem definida, quando suprida por um programa adequado.

Turing passou dois anos matriculado como aluno de pós-graduação na Princeton University, em New Jersey, Estados Unidos, onde trabalhou com lógica, álgebra e teoria dos números, mostrando que a sua definição de computabilidade coincidia com a do lógico americano, Alonzo Church, a extensão das ideias de Turing resultou na sua tese de Ph. D sobre Lógica Ordinal.

Em 1938, com o início da Segunda Guerra Mundial, Turing retorna à Cambridge, onde trabalha secretamente para o Departamento Criptanalítico Bretão, também chamado de Escola de Criptografia e Código do Governo. O trabalho de Turing era decifrar mensagens dos alemães criptografadas por uma máquina patenteada por Arthur Scherbius, engenheiro eletrotécnico alemão, chamada Enigma. Um dos principais projetos de Turing, nesse período, foi Colossus, um computador inglês capaz de quebrar os códigos ultrassecretos produzidos pela Enigma.

Máquina Enigma.
Computador Colossus.

No final da guerra, Turing tinha como objetivo criar o computador digital, ou seja, implementar a Máquina de Turing Universal. Embora o seu trabalho de 1936 mostrasse limitações absolutas do computável, Turing ficou fascinado com o que as máquinas de Turing poderiam fazer. Von Neumann, um grande matemático aplicou os princípios de Turing e, em junho de 1948, o mundo teve a primeira demonstração prática de um computador.

Ainda em 1948, Von Neumann, membro do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, convidou Alan Turing para ser diretor do laboratório de computação da Universidade de Manchester, e ele aceitou o convite. Turing deu prosseguimento aos seus estudos mudando o foco para Inteligência Artificial, tendo sido o pioneiro no assunto ligando a abstração de sistemas cognitivos à realidade dos números. Turing desenvolveu um teste para verificar se um computador era dotado de inteligência artificial ou não. A partir de todos esses feitos, começou a ser desenhada a ideia de computabilidade, e Turing foi considerado o “pai da Computação”.

Na manhã do dia 8 de junho de 1954, Turing foi encontrado morto com uma maçã comida pela metade ao lado de sua cama. A fruta havia sido mergulhada numa jarra de cianureto (também conhecido popularmente como cianeto) e o veredicto do médico foi suicídio.

A vida desse homem brilhante é homenageada constantemente por toda a comunidade científica. Turing teve seu nome perpetuado no Prêmio Turing., equivalente ao Prêmio Nobel, que foi criado para homenagear grandes cientistas da área. Existe também uma estátua em sua homenagem no parque Glyn Hughes in Sackville Park em Manchester, Inglaterra. Resta-nos lembrar sempre dos esforços de Turing no avanço da tecnologia e levar o seu exemplo de força e dedicação para nossas vidas.

São muitas as curiosidades e feitos desse grande homem, não sendo possível relatar todos nesta matéria. Pode-se obter mais informações neste site.

Estátua de Alan Turing.
Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.