Graph Search, busca personalizada.
Por Felipe Sales
(felipe.sales@ccc.ufcg.edu.br)
Conheça a nova ferramenta de busca disponibilizada pelo Facebook, considerada pelo seu fundador um dos 3 pilares da rede social, acompanhado pelo feed e a timeline. Entenda o que muda com esse novo tipo de pesquisa e como usá-lo.

O Graph Search, em sua versão beta, foi lançado pelo Facebook no início de 2013 e já trouxe à tona discussões sobre privacidade e sua real utilidade, pois há quem diga que a nova feature dessa rede social não oferece nada de relevante e os usuários, como de costume, se questionam quanto a sua privacidade perante a grandes empresas, que os enxergam como consumidores em potencial.

O que é Graph Search? É uma nova modalidade de pesquisa que ao invés de usar palavras chave, se utiliza de construções da linguagem natural e do Social Graph (Grafo Social), que é pessoal de cada usuário, para determinar a melhor resposta para a pergunta feita. O Social Graph é uma enorme estrutura de dados formada por um “imenso mapa” de pessoas, lugares e coisas, que estão conectados entre si. Por isso, dizemos que cada pesquisa é personalizada, pois ao se basear nos “nós”, pessoas, mais próximos no seu Social Graph o resultado de uma pesquisa pode variar de acordo com os usuários que a fazem.

Como funciona a pesquisa? Mais internamente, a engine de busca conta com um sistema chamado de Unicorn, que funciona como um sistema de busca comum, baseado em keywords, só que ele permite um busca com várias keywords que são inseridas através de uma série de passos. Para mais informações sobre o Unicorn acesse aqui. Analisando os resultados e tentando encontrar a relação, no grafo, entre as palavras digitadas, a engine de busca retorna os resultados mais relevantes segundo um conjunto de métricas atribuídas a cada ponto de convergência. Veja um exemplo de pesquisa:

Implicações? Com essa nova ferramenta fica mais intuitiva e precisa a pesquisa sobre assuntos de seu interesse. Por outro lado, as empresas poderão buscar seu público alvo agora usando algumas “tags” que irão classificar as pessoas em nichos de usuários que provavelmente irão gostar de seus produtos. Jim Edwards, da “Business Insider”, acredita que os anunciantes poderiam se empolgar com uma opção melhor que as opções “Curtir”, que vêm caindo. Isso pode acontecer, mas não se sabe até onde afetará nos ganhos da rede social. Ex: Uma empresa de artigos de luta vai se interessar por clientes que curtem UFC e que curtem Jiu Jitsu.

Por fim, temos que o Graph Search é uma ferramenta muito útil para achar o que lhe interessa, desde que se saiba utilizar. Adaptando-se a sua realidade/necessidade a engine de busca consegue tornar o processo de busca mais fácil e natural. Vale acrescentar que somente o conteúdo disponível no seu perfil pode ser indexado na busca, logo, se você não disponibilizar informações do tipo sexo ou idade, por exemplo, você não conseguirá ser achado por meio dessas tags específicas. Para mais informações de como ter acesso à versão beta: veja esse tutorial.

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
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