Os 20 anos da Web
Por Gleyser Guimarães
(gleyser.bonfim.guimaraes@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta edição, a coluna História da Computação abordará a história da Web - World Wide Web - lançada há 20 anos, e que desde então, vem provocando mudanças tecnológicas nas mais diversas áreas de conhecimento e contribuiu para a efetivação da era da globalização e do conhecimento virtualizado.

Os primórdios da Word Wide Web surgiram em 1989 quando um time de cientistas liderado pelo físico Tim Berners-Lee propôs um sistema de compartilhamento de informações, que tinha originalmente o objetivo de tornar a comunicação entre laboratórios universitários mais rápida e dinâmica. Surgia então a ideia que, a princípio, seria restrita ao meio acadêmico e que cresceria a ponto de ter mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de páginas e quase 2 bilhões de usuários, apenas duas décadas depois.

Tim Berners-Lee

Quando foi criado, o sistema era conhecido como “Mesh”. A ideia de chamá-lo de “World Wide Web” só surgiu em 1990, quando Berners-Lee estava escrevendo o código da Web. A internet, inicialmente, não tinha todos os componentes que possui atualmente. Existia correio eletrônico, alguns sites para FTP, dentre outras opções, mas não tinha a coleção de páginas que nós vemos atualmente.

Reprodução do primeiro browser da história

Em 30 de abril de 1993, a World Wide Web deixava de ser um projeto exclusivo para universidades e se tornava pública, pois o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) publicou um documento que colocava a tecnologia por trás da web em domínio público, permitindo o desenvolvimento da plataforma nos anos seguintes. O projeto se tornou público e livre de royalties, o que ajudou na sua popularização e deu origem ao que conhecemos hoje como Internet.

Com cinco anos de existência, a internet já chamava atenção. O primeiro navegador disponível no mercado foi o Mosaic. De 130 sites no mundo inteiro, em 1993, a rede saltou para mais de 12 mil no ano seguinte.

Tela da versão 1.0 do Mosaic, navegador lançado em 1993 e que deixou legado aos browsers atuais, como Explorer e Firefox

Em 1999, a internet já era conhecida pela maior parte da população. Os navegadores de conteúdo mais modernos, naquela época eram o Netscape e o Internet Explorer, que já conseguiam exibir áudio e vídeo. Javascripts e controles ActiveX começavam a surgir. Era o início do que hoje se tornou quase um monopólio na rede: surgia o Google na Califórnia.

Em 2004 a internet passou a ser utilizada para compras online. Apesar de sites como EBay e Amazon já existirem desde os anos 90, foi nessa época que eles anunciaram o primeiro saldo positivo em suas finanças. As pessoas começaram a confiar na rede, utilizando-a, inclusive, para serviços bancários com frequência. Outra mudança foi a maneira como as pessoas passaram a interagir umas com as outras por meio da internet. Era o início das redes sociais que hoje possuem grande influência sobre a forma como as pessoas se relacionam, como por exemplo as redes: Orkut, Facebook, Myspace... E com o crescimento dos blogs, as pessoas começaram a ter o hábito de prover conteúdo ao invés de apenas consumi-lo. Era chegada a era da virtualização das relações.

A compra utilizando a Web, tem se tornado uma das atividades mais presentes na vida das pessoas

Agora, aos 20 anos, a internet é parte integrante da vida das pessoas. Está presente nas relações interpessoais, no trabalho... virou algo fundamental para os mais diversos segmentos. Não estar conectado, atualmente, significa estar aquém da forma mais rápida e dinâmica de desenvolver as atividades. A internet está, cada vez mais, saindo dos computadores para os dispositivos móveis.

A internet está cada vez mais presente nos dispositivos móveis e assim pervasiva na sociedade.

Estamos em plena revolução tecnológica onde fala-se em Web 2.0, que define o uso da internet como plataforma, exigindo que os usuários e desenvolvedores enxerguem a Web de forma diferente. Nesse contexto, os usuários deixam de ser meros espectadores, passando a interagir, criar conteúdo próprio, comunicar-se com seus colegas e opinar de todas as formas sobre o que é apresentado na tela. Outro avanço para as próximas gerações é a Web 3.0 que mostra a visão de uma era em que os motores de busca não se limitam a recolher e apresentar os dados que andam dispersos pela internet, mas antes são capazes de processar essa informação e produzir respostas mais próximas do que o usuário esteja buscando.

Pouco a pouco, sem que percebêssemos, a internet foi tomando conta de nossas vidas e provocando mudanças nos mais diversos segmentos, como na vida social, no trabalho, nas formas de interação entre as pessoas, nas empresas, nas formas de aprendizagem, dentre outras. A internet revolucionou o mundo e vem contribuindo satisfatoriamente com a revolução tecnológica da globalização e na efetivação da virtualização do conhecimento, tornando o acesso mais fácil, rápido e dinâmico.

O video a seguir foi apresentado no Google I/O 2013 e mostra a visão da Google nesses 20 anos de Web, confiram:

REFERÊNCIAS

Matéria do portal rede globo: Web pública completa 20 anos

Matéria especial da Portal do Senado Federal: Aos 20 anos da web, Brasil discute marco legal

Artigo do professor Esp. Mauro Oliveir

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.