Eficiência Energética em sistemas computacionais de larga escala.
Por Lucas Albuquerque
(lucas.ufcg@gmail.com)
O avanço tecnológico vem acompanhado do aumento do consumo energético. Preocupados com esse problema, professores do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) da UFCG vêm desenvolvendo uma pesquisa que procura minizar o consumo energia.

Historicamente, sistemas computacionais têm sido desenvolvidos visando obter maior poder computacional. No entanto, o aumento do poder computacional vem acompanhado do aumento considerável do consumo de energia. Nesse caso, caímos na problemática que permeia a tecnologia com um todo.

Hoje, nós estamos inseridos em uma realidade na qual se faz presente a computação em larga escala. Prova disso são os Clusters, data-centers e nuvens computacionais que são construídos para oferecer alto poder de processamento e armazenamento a aplicações cada vez mais sofisticadas (tais como jogos online, redes sociais, previsão do tempo, data-mining e e-science) desse podemos afirma que vivemos a Era da Computação em Larga Escala . Porém, para alimentar essa “sede” de poder computacional, nos deparamos com um problema relevante, que é o grande consumo de energia gerado por esses avanços computacionais.

Inserido nesse contexto, o Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) da UFCG vem desenvolvendo uma pesquisa que, segundos os pesquisadores envolvidos Prof. Dr. Andrey Brito e Profa. Dra. Lívia Sampaio, tem por objetivo investigar soluções para otimizar a execução de aplicações distribuídas/paralelas quanto ao consumo de energia. Esta investigação está diretamente relacionada a mecanismos para medição de energia, envolvendo a caracterização do estado da arte, definição de métricas apropriadas para medição automatizada, elaboração de técnicas para o usuário tomar decisões considerando a melhor relação entre custo energético e métricas tradicionais de aplicações distribuídas.

Para entendermos de uma forma mais prática do que trata o projeto, precisamos conhecer o Joulemeter (download), uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft que possibilita ao usuário verificar de forma mais precisa o consumo de energia de cada componente de seu computador. A pesquisa que está sendo desenvolvida no LSD visa a construção de um software semelhante, sendo este open source, que deverá possuir uma interação simples com o usuário, de modo a facilitar seu uso.

A pesquisa se encontra em seu estágio inicial, por isso ainda é cedo para explicar detalhadamente como será o funcionamento do software. Contudo, é sabido que ele deverá realizar várias medições (quanto ao consumo) para os diferentes níveis de uso das partes que compõem o hardware do sistema e, a partir dos resultados obtidos, buscar uma maneira de propiciar mais eficiência energética em um sistema computacional.

A pesquisa é coordenada pelos professores Dr. Andrey Brito e Dra. Lívia Sampaio e conta também com a participação de 3 alunos, sendo 2 graduandos e 1 doutorando da área da computação.

Caso tenha se interessado pelo assunto, entre em contato com os professores que fazem parte do projeto, Profa. Dra. Lívia Sampaio e/ou Prof. Dr. Andrey Brito.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.