Breve Resumo da História da Computação
Por Leonardo Santos
(santos.leonardoalves@gmail.com )
História da Computação é uma nova matéria do PETNews. Nela você vai encontrar detalhes que fazem parte do Mundo da Computação e navegará conosco nessa viagem cheia de verdades, mitos e conquistas que foram construídas ao longo dos anos com muito esforço.


Vamos iniciar hoje uma viagem que vai lhe levar do Mundo cheio de tecnologia em que vivemos até chegar o momento em que surgiu essa necessidade nos primórdios da humanidade. Então, prontos para iniciar a nossa viagem!? Apertem os cintos e se segurem! Vamos fazer uma viagem revendo alguns fatos que alicerçaram a Computação dos dias atuais.

Tablet.

Olhando para o lado, encontramos uma infinidade de Gadgets, são Smarphones, netbooks, notebooks, tablets, entre tantos outros, tecnologias que anos atrás eram consideradas apenas ficção científica e que hoje estão presentes na nossa vida.

Voltando um pouco no tempo, em 2010, mais precisamente em 27 de janeiro, a Apple lança o iPad que virou febre em todo o mundo, dando origem a uma nova forma de portabilidade no mundo da computação Os Tablets, caracterizados por serem Touchscreen, portáteis e permitirem fácil acesso à rede por meio de conexões Wi-fi e em alguns 3G, trazem aplicativos dos mais variados tipos, desde editores de texto, planilhas a reprodutores de músicas, vídeos e aplicativos de entretenimento. Nesse mesmo ano, a Intel lançou a linha de processadores Core i, processadores com alta tecnologia que podem chegar até 4 núcleos físicos além de virem com o moderno sistema de virtualização VT-x e turbo booster da Intel que permitem que esses processadores trabalhem com mais velocidade.

Xbox 360.

Continuando a nossa viagem, agora no ano de 2007, o ano do lançamento do iPhone, um dos smarphones mais cobiçados do mundo. Em poucos meses, a Apple, desenvolvedora do produto, vendeu milhões de unidades do produto. No mesmo ano, surgiu uma nova geração de computadores portáteis, os Netbooks, dispositivos que vieram com a intenção de serem mais portáteis e de atender várias das necessidades básicas dos Notebooks, como conexão com a rede e execução de programas de escritórios como as suítes do Ms-Office ou o LibreOfffice. O primeiro Netbook oficial lançado foi o ASUS Eee PC, que, embora tivesse menos recursos de hardware que os notebooks tradicionais, foi bem aceito, tanto que logo em seguida outras grandes empresas da área como a ACER e a HP criaram suas versões do pequeno.

Vamos agora aos anos de 2006 e 2005, dois anos de muitas mudanças no cenário do entretenimento e das redes sociais. O ano de 2006 tem como conquistas a volta da Nitendo ao topo dos consoles a partir do Nitendo Wii, lançamento do Playstation3 pela Sony. Também é o ano em que o Facebook abriu as portas para o público em geral e que o Orkut abriu mão da necessidade de convites para ser acessado. Nesse ano, também foram lançados os processadores de 2 núcleos da Intel com a linha Core 2.

Já o ano de 2005 trouxe à população a ideia de Liberdade por meio dos meios digitais com o advento do YouTube, uma rede social que possibilitou aos usuários comuns se tornarem atores e atrizes da rede. Muitos cantores e personagens da atualidade foram “descobertos” graças aos seus vídeos lançados na rede. Outros marcos importantes foram o surgimento da sétima geração de consoles a partir do XBox 360 da Microsoft, a migração dos desktops e notebooks da Apple para processadores Intel e o surgimento do processadores Intel Pentium 4 de 64bits que vieram para concorrer com o Athlon 64 da AMD.

Estamos nos aproximando de nossa parada, navegando um pouco mais no ano de 2004 nos deparamos com o lançamento do Super computador IBM Blue Gene/L, que contava com cerca de 131.000 processadores PowerPC e 32 terabytes de memória RAM R/W, e em 2003 o surgimento dos processadores de 64bits a partir do Opterom da AMD, revolucionando o mercado dos processadores. Em 2002 é a vez do lançamento do Supercomputador Earth Simulator, que conta com cerca de 5.100 processadores ocupando uma área do tamanho de 3 quadras de tênis e velocidade de cerca de 35,86 trilhões de cálculos por segundo, e dos processadores Pentium 4, que vieram com o objetivo de possuir um número de ciclos por segundo mais elevado.

Supercomputador Earth Simulator.

Enfim, chegamos ao ano de 2001, ano do Lançamento do Windows XP, um SO com design mais arrojado que o de seus anteriores, e que ainda é muito usado no mundo corporativo, do lançamento do Kernel Linux 2.4.0 que serviu de base para muitos SOs do mundo Open Source e do sistema operacional Mac Os X da Apple - que é uma versão híbrida de seu antigo sistema o MacOs com a plataforma Unix. No mesmo ano, foi lançado o filme Final Fantasy: The Spirits Within, que é considerado por muitos como um marco da computação gráfica, e o Google News, projeto criado pela Google com a intenção de se aproveitar da grande procura por noticias sobre os atentados terroristas nos EUA.

Paramos nossa viagem por aqui, mas continuaremos navegando. Na próxima edição, navegaremos sobre as grandes conquistas da década de 1990, e veremos um pouco sobre a explosão da Bolha da Internet no ano 2000, o que também levou inúmeras empresas à falência.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
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