Exercícios + Alimentação = Medida Certa
Por Arthur Silva Freire
(arthursfreire@gmail.com)
Muitas pessoas reclamam que não vivem bem com o seu corpo, que estão acima do peso, que a saúde não está boa e que o metabolismo do seu corpo não está bem regulado. Será que existe alguma maneira de regular o corpo e voltar a se sentir bem?

Recentemente, o Fantástico lançou esse desafio aos jornalistas Zeca Camargo e Renata Ceribelli: reprogramar o corpo, com a ajuda de um personal trainer e uma nutricionista, em um período de três meses. O desafio era denominado “medida certa”. Antes de começar as atividades, os dois apresentadores passaram por exames para verificar como estava a saúde de cada um, e o quadro não estava bom.

Os apresentadores tinham sono desregulado, não se alimentavam bem, não praticavam exercícios, estavam acima do peso, tinham algumas taxas alteradas... A saúde e o bem estar deles não andavam bem. O desafio era complicado. Muitas pessoas também aceitaram o desafio e procuraram seguir os conselhos passados pelos especialistas.

Por diversas vezes, alguns maus-hábitos dos jornalistas eram divulgados para tentar mostrar aos expectadores que eles também praticam os mesmos atos, e nem sempre se dão conta dos males que estão causando a si próprios. No início do desafio, o nível de glicose de Zeca Camargo estava um pouco acima do normal, e o de ácido úrico muito acima do normal. O apresentador também estava retendo líquido por não praticar atividades físicas regularmente, se encontrava no primeiro grau de obesidade e 29% do seu corpo era de gordura, ele pesava 111,4kg. Já Renata Ceribelli apresentou um condicionamento físico ruim, estava com sobrepeso e apresentava 35,85% de gordura no corpo, ela estava pesando 79,8 kg.

O fato é que o Medida Certa não foi elaborado apenas para as pessoas perderem peso. Esse quadro foi criado com o intuito de alertar as pessoas, mostrando-lhes os benefícios que uma vida saudável nos traz. Perder peso é apenas consequência, o mais importante é adquirir bons hábitos, regular o metabolismo, prevenir-se contra doenças cardíacas e garantir o seu bem estar.

Várias pessoas tentam tomar algumas medidas radicais para perder peso. Entretanto, na maioria das vezes, essas atitudes fazem muito mal à saúde do indivíduo que as executa. O quadro também serviu, para mostrar que sem nenhum radicalismo, podemos perder peso, e assim voltar a ter uma boa saúde. O grande problema é que esse tipo de pessoa não consegue manter o ritmo inicial por um bom tempo e acaba por se entregar aos maus-hábitos novamente.

Após obter ótimos resultados, Zeca Camargo e Renata Ceribelli começaram uma caminhada para levar essa filosofia ao Brasil de forma intensa e tentar conscientizar a população de que aliar prática regular de atividades físicas com alimentação pode trazer um bem enorme à saúde da população.

O antes e o depois dos jornalistas após os 3 meses de realização do desafio.

Para conseguir bons resultados basta fazer como os jornalistas, basta ter disposição e adotar como carro chefe a prática regular de atividades físicas. Vá a um médico, procure uma nutricionista e também um professor de educação física para lhe orientar. Não desanime caso não obtenha resultados rapidamente, cada pessoa tem seu próprio metabolismo e os resultados variam de uma pessoa pra outra.

Caso queira saber mais a respeito do Medida Certa, clique aqui e veja a luta que os jornalistas travaram para reprogramar o corpo

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.