Gerência gera progresso
Por José Iago Pereira Araújo
(jose.araujo@ccc.ufcg.edu.br)
Na edição deste mês, conheça um pouco sobre duas profissões no âmbito da Gerência da Informação, as quais são de suma importância para o crescimento de uma empresa e que exigem do profissional muito mais que um amplo conhecimento em TI.

Atualmente, a tecnologia é utilizada pela grande maioria das empresas com o intuito de agilizar os seus serviços e melhorar a qualidade deles, o que a tornou um recurso indispensável no progresso dessas organizações.

No entanto, para manter o progresso, é de fundamental importância que a empresa possua pessoas que gerenciem suas atividades para manter a ordem entre seus envolvidos, calcular os custos do projeto, comunicar-se com o cliente e atentar a erros que possam comprometer a credibilidade do grupo e seu lucro.

Duas dessas pessoas são o Gerente de Projeto e o Gerente de Nível de Serviço, ambas com diversas funções que garantem o bom funcionamento do setor de TI de uma empresa.

Gerente de Projeto

Gerenciar um projeto significa trabalhar em prol do desenvolvimento e de uma melhor interação entre seus participantes, visando atingir objetivos pré-definidos pelo cliente em um determinado prazo e com custo pré-definido.

A principal função de um Gerente de Projeto é elaborar uma série de atividades para alcançar uma determinada meta. Devido a isso, o profissional não realiza apenas tarefas técnicas da área de TI, é fundamental que ele saiba lidar com o cliente, no que diz respeito à comunicação.

Algumas das funções desse profissional podem ser:

  • Pré-definir uma metodologia a ser adotada no desenvolvimento do projeto;
  • Definir quem estará envolvido no projeto, isto é, montar uma equipe de desenvolvimento;
  • Comunicar-se, não apenas com o cliente, mas também com todos os que compõem a equipe de desenvolvimento, com o intuito de manter-se atualizado sobre o andamento das atividades e atuar como "diplomata" no grupo;
  • Desenvolver um cronograma de atividades, bem como decidir quem serão os responsáveis por cada atividade;
  • Avaliar possíveis erros que podem ocorrer, bem como soluções para eles.

Para realizar essas atividades de "liderança", é fundamental que o Gerente de Projeto tenha um profundo conhecimento da tecnologia que está sendo utilizada e do que está sendo desenvolvido, para que possa se manter atualizado em relação ao projeto e alcançar o objetivo com uma boa relação de custo-benefício.

Além dos requisitos técnicos definidos pela empresa, para desempenhar o papel de Gerente de Projeto é fundamental ter:

  • Uma boa habilidade de comunicação;
  • Gerenciamento de tempo, assim como planejamento e organização;
  • Uma mente aberta a novas tecnologias, para que em situações de risco as melhores decisões sejam tomadas o mais rápido possível;
  • Liderança, atrelada à capacidade de motivar as pessoas e o trabalho em equipe.

Gerente de Nível de Serviço

Imagine que os serviços de TI em uma determinada empresa estavam funcionando da melhor maneira possível, com o cumprimento dos prazos estabelecidos e com todos os incidentes resolvidos, sem causar gastos consideráveis para a empresa. No entanto, os clientes afirmam que não foi feito o que havia sido pedido ou que o que foi feito não estava funcionando da maneira requisitada. O que fazer para evitar tal problema?

Gerenciar o nível de serviço em uma empresa de TI significa manter e tentar melhorar o contato entre ela e o cliente, para garantir que a organização tenha conhecimento do negócio que está sendo feito, a fim de realizar o que foi pedido.

Pode parecer uma tarefa simples, mas, para cumprir o seu papel na empresa, é necessário que o Gerente de Nível de Serviço realize algumas atividades, como, por exemplo:

  • Auxiliar na catalogação dos níveis de serviço da empresa (Gerenciamento de Catálogo de Serviços);
  • Criar os Acordos de Nível de Serviço (ANS), os quais permitem que o departamento de TI e o cliente decidam juntos sobre, por exemplo, quais serviços devem ser fornecidos, a disponibilidade necessária e seus custos;
  • Assegurar que os Serviços de TI serão fornecidos a um custo aceitável e em boa qualidade;
  • Monitorar, revisar e criar relatórios dos níveis de serviço;
  • Negociar com o cliente, principalmente no que diz respeito aos ANS.

As empresas precisam cada vez mais de pessoas capacitadas que possam controlar os seus níveis de serviço. No entanto, esses profissionais são difíceis de serem encontrados, o que torna a profissão bastante recompensadora e faz com que muitas organizações coloquem pessoas não qualificadas para assumir o cargo.

Para esse profissional, não é importante um conhecimento específico em uma determinada tecnologia, pelo contrário, é fundamental um amplo conhecimento da área de TI, assim como estar aberto para se atualizar sobre as novidades desse ramo.

O perfil desse profissional é composto por:

  • Boa capacidade para negociar e dialogar, não só com o cliente, mas com todos os envolvidos no projeto;
  • Paciência para ouvir os clientes, pois muitos não sabem exatamente o que querem e a grande maioria não é especialista em TI;
  • Fortes conhecimentos na área da matemática e estatística para a análise de números e índices a fim de compreender ou produzir relatórios, realizar negociações e criar os ANS;
  • Habilidade de liderança, para acompanhar e cobrar o desenvolvimento das atividades.

Por serem profissões com diversas funções muito importantes em uma empresa, ambas são muito valorizadas no mercado de trabalho, o que torna sua remuneração bastante alta.

O salário para os gerentes da área de TI variam de 6 a 15 mil reais por mês, estando ligado à tecnologia utilizada e ao porte da empresa, a qual pode ser exclusivamente da área da computação, como também de outras áreas, mas que possuem setores de TI que atuam buscando soluções computacionais que auxiliem ou melhorem o seu desempenho, a exemplo da Petrobrás

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
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